metropoles.com

Em estreia, Seleção Brasiliense de jiu-jítsu disputará torneio no RJ

Ao todo, oito atletas e dois treinadores de diferentes equipes disputarão o Grand Slam de Abu Dhabi, um dos mais importantes da modalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
kiko_bjj
1 de 1 kiko_bjj - Foto: Arquivo Pessoal

Brasília será representada pela primeira vez por uma seleção de lutadores de jiu-jítsu em um dos torneios mais tradicionais da modalidade, o Grand Slam de Abu Dhabi, realizado na cidade do Rio de Janeiro, que começa nesta sexta-feira (22/10) e vai até o domingo (24/10).

Kiko Santoro, presidente da Federação de Brasiliense de jiu-jítsu Desportivo (FBJJD) e capitão da equipe que vai ao Rio, afirma que o projeto de formar uma seleção brasiliense da modalidade vem de outros anos. No entanto, somente em 2021, com o apoio do Governo de Brasília, o sonho pôde se concretizar.

Ele, que já venceu o torneio de Abu Dhabi por três vezes e é o atual número 1 do ranking na categoria de 95 kg a 120 kg, revela que, ao todo, oito atletas representarão a Capital Federal no torneio. Ele conta um diferencial que há na equipe que vai até o Rio disputar a etapa da modalidade.

“Nós conseguimos reunir nessa seleção oito atletas e dois técnicos de diferentes equipes. Isso é uma coisa inédita. É uma quebra de tabu de décadas dentro do mundo do jiu-jítsu. Na competição, seremos todos Brasília, torceremos uns pelos outros esquecendo um pouco de quais academias ou equipes somos. Temos consciência que podemos subir no pódio e fazer história trazendo o título para nossa cidade”, contou Kiko.

Além de Kiko, Diego Pereira, Yan “Pica-Pau”, Cauê Rodrigues, Windson Alves, Evaldo Alves, Leonardo Oliveira e Sofia Oliveira representarão Brasília nos tatames do Rio. Todos eles foram selecionados após serem os campeões absolutos em suas modalidades em uma outra competição, o “Brasília Open”, realizado em setembro.

O capitão da equipe conta da expectativa que tem para a continuidade da equipe.

“O sonho foi realizado, agora iremos mantê-lo. Isso vai exigir não só de mim, mas de todos os atletas que fazem parte da equipe uma evolução constante. Aos que pretendem fazer parte, precisam se filiar na FBJJD e participar das competições da federação para irem pontuando. Perto dos eventos grandes nós iremos fazer a seleção para os torneios e as vagas estarão em aberto para quem estiver em seu melhor momento”, orientou Kiko.

O torneio

Realizado desde 2009, a competição é uma das mais importantes dentro do calendário do jiu-jítsu, e conta com etapas no Rio de Janeiro, Tóquio, Moscou, Los Angeles, Londres e na sede, em Abu Dhabi. Segundo os próprios organizadores, são mais de 80 eventos realizados por temporadas nos seis continentes.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia