Com zebras e protagonismo do Nordeste, Copa do Brasil chega às oitavas

Veja um panorama completo de cada uma das 16 equipes que chegaram até às oitavas

atualizado 22/06/2021 10:30

Copa do BrasilFriedemann Vogel/Getty Images

O campeonato mais democrático do calendário brasileiro volta a dar às caras. Nesta terça-feira (22/6), a CBF realiza o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. Agora, 16 equipes restaram na busca pelo título e do prêmio de R$ 73 milhões que o clube poderá embolsar caso seja campeão.

E a edição de 2021 já está marcada por pelo menos dois motivos. O primeiro deles é a grande presença das chamadas zebras. Times de divisões inferiores que acabaram eliminando equipes da elite do futebol brasileiro. São os casos de CRB, Criciúma, Vitória e ABC, que eliminaram oponentes da série A para chegarem às oitavas.

O outro motivo é a presença notável de times do nordeste nesta fase. CRB (AL), ABC (RN), Juazeirense (BA), Vitória (BA), Bahia (BA) e Fortaleza (CE) formam o esquadrão Nordestino que chega com moral nesta fase da competição.

Possibilidade de clássicos nas oitavas

Com o formato de sorteio em pote único, absolutamente todos os cruzamentos entre equipes é possível. Nesse contexto, há a grande possibilidade de termos clássicos de três estados nesta fase.

Com três representantes, o Rio de Janeiro pode ter três clássicos diferentes: Flamengo e Fluminense, Flamengo e Vasco ou Fluminense e Vasco. No caso dos paulistas, Santos e São Paulo podem se encontrar nas oitavas, além de Bahia e Vitória que podem esquentar as coisas nestas oitavas.

Veja como chega cada uma das equipes para as oitavas de final

Flamengo

Se despedindo de Gerson e desfalcado por conta das convocações para a Copa América e as Olimpíadas, o Rubro-Negro não vive o seu melhor momento. Com muitos reservas em campo, conseguiu eliminar o Coritiba na fase anterior. No Campeonato Brasileiro ocupa apenas a 10ª posição. Pela Libertadores, o Mengão enfrentará o Defensa Y Justicia (ARG) nas oitavas de final do torneio continental

São Paulo

O campeão paulista também não está na sua melhor fase. Comandado por Hernán Crespo, o Tricolor do Morumbi tomou um susto no jogo de ida da fase anterior e perdeu para o modesto 4 de maio, do Piauí. Na partida de volta o time foi impiedoso e aplicou um 9 x 1 no adversário. No Brasileirão a coisa está feia. O time ainda não vence e está na zona do rebaixamento em 17 º lugar.

Fluminense

Vivendo um bom momento, o Tricolor das Laranjeiras vem enchendo o torcedor de orgulho. Na terceira fase da Copa do Brasil encarou um duelo duro contra o Red Bull Bragantino e conseguiu a classificação de maneira sofrida. Classificado para as oitavas da Liberta, o Fluzão terá o Cerro Porteño (PAR) como adversário e é o atual 6º colocado no Brasileirão.

Atlético-MG

O Galo forte vingador não está para brincadeira em 2021. A equipe mineira eliminou com tranquilidade o Remo na Copa do Brasil, avançou para as oitavas da Libertadores com a melhor campanha da primeira fase e está na 5ª colocação do Brasileiro. Sob o comando de Cuca e com as boas atuações de Nacho e Hulk, o Atlético-MG pinta como favorita em quase todos os campeonatos que está disputando

Santos

Ainda instável, o Santos chega às oitavas de final depois de eliminar o Cianorte com duas vitórias, uma no jogo de ida e outra na volta. Eliminado da Libertadores, o Peixe  enfrentará o Independiente (ARG) na Sul-Americana. Sob o comando de Fernando Diniz, a equipe da Vila Belmiro tem duas vitórias, dois empates e uma derrota no Campeonato Brasileiro, ocupando a 9ª posição na tabela.

Grêmio

O Imortal não teve dificuldades na terceira fase da Copa do Brasil para passar do Brasiliense. Com uma vitória e um empate, o Tricolor passou pelo Jacaré sem sustos. O time gaúcho, no entanto, não vem bem no Campeonato Brasileiro, ocupando a incômoda lanterna.

A equipe tem dois jogos a menos que o resto, mas das três partidas que disputou até aqui, perdeu todas. Na Sul-Americana o time passou como líder do grupo e terá pela frente a LDU (EQU).

Fortaleza

Uma das sensações da temporada até aqui, o Leão do Pici não perdoou o rival, Ceará, na terceira fase da Copa do Brasil e amassou o rival com um 3 x 0 na partida de volta, após empate em 1 x 1 no primeiro duelo. Sob o comando de Vojvolda, o Leão está em segundo no Brasileirão e não sabe o que é perder há mais de 10 jogos.

Athletico-PR

O Furacão teve trabalho para chegar nas oitavas da Copa do Brasil. Na última fase eliminou o Avaí depois de um empate em 1 x 1 e uma vitória por 1 x 0 em casa. No Brasileirão a situação da equipe é bem mais confortável, com 100% de aproveitamento o time é líder. A equipe paranaense também disputa a Sul-Americana, onde enfrentará o América de Cali nas oitavas de final do torneio continental.

Atlético-GO

O Dragão vem confiante depois de eliminar o Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil. A equipe goiana está na competição desde a primeira fase, e também já eliminou o Galvez e o Joinville. O Atlético-GO ocupa a 8ª posição no Brasileirão.

Bahia

Depois de vencer o Vila Nova duas vezes por 1 x o, o Tricolor garantiu a vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Na fase anterior goleou o Manaus por 4 x 1 e na primeira fase, outra goleada, incríveis 7 x 1 no Campinense. O Tricolor não foi bem na Copa Sul-Americana e acabou eliminado ainda na fase de grupos. No Brasileirão, o Bahia vem inconstante. Com duas vitórias, dois empates e uma derrota, a equipe ocupa a 7ª colocação.

Vasco

O Cruzmaltino tomou um susto na terceira fase, mas conseguiu eliminar o Boavista e chegar nas oitavas da Copa do Brasil. Antes, o gigante da colina já havia despachado a Tombense e a Caldense nas duas fases anteriores. Só que na série B a fase do Vasco é instável, ocupando a 9ª posição até aqui.

CRB

Uma das maiores zebras destas oitavas de final, a equipe alagoana despachou o Palmeiras, fora de casa, nos pênaltis. Antes disso, já havia despachado o Goianésia e o Paysandu em fases anteriores. Na série B, o Galo da Praia é o 10º colocado.

Vitória

Outra zebra da terceira fase, o Vitória conseguiu o incrível feito de eliminar o Internacional em pleno Beira-Rio. Vale lembrar que o Leão da Barra perdeu o jogo de ida, em casa, por 1 x 0 , mas fez 3 x 1 em Porto Alegre na partida de volta. O Vitória já eliminou o Rio Branco e o Águia Negra nesta Copa do Brasil e ocupa o 11º lugar na série B.

Criciúma

Único representante de Santa Catarina nesta fase da Copa do Brasil, o Criciúma surpreendeu ao eliminar o América-MG na última fase nos pênaltis. A equipe da Série C também já eliminou a Ponte Preta, da série B e o Marília.

Juazeirense

Outro representante da legião do Nordeste e da série C, a Juazeirense também surpreendeu ao eliminar o Cruzeiro, nos pênaltis na fase anterior. A equipe da Bahia já tinha eliminado outro grande logo na primeira fase. A vítima foi o Sport, que acabou perdendo por 3 x 2 em um jogo cheio de polêmicas.

ABC

Guerreiro, o Elefante é a única equipe da série D nesta fase da Copa do Brasil. A equipe do Rio Grande do Norte garantiu a classificação depois de uma incrível vitória sobre a Chapecoense por 3 x 0 em casa. Antes, o ABC já havia eliminado o Botafogo nos pênaltis e o Rio Branco.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias