Com ajuda de psicólogo esportivo, MIBR mira o topo do CS:GO

João Ricardo Cozac tem mais de 30 anos de experíência na preparação de atletas. Equipe de esporte eletrônico não é novidade para ele

Twitter/ReproduçãoTwitter/Reprodução

atualizado 15/09/2019 14:58

Os esportes eletrônicos têm ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo, mas se engana quem pensa que a preparação dos pro players, nome dado aos atletas da modalidade, passa apenas por ficar horas à frente de um computador. Além de trabalhos táticos e técnicos, as equipes têm investido em um trabalho de psicologia esportiva. Principal nome do CS:GO no Brasil, e uma das tags mais conhecidas no mundo, a MIBR contratou os talentos de João Ricardo Cozac para ajudar no trabalho fora do servidor.

Com mais de três décadas de experiência na psicologia esportiva, Cozac trabalhou em várias modalidades: futebol, handebol e ginástica desportiva, antes de iniciar os trabalhos nos esportes eletrônicos. Anteriormente a integrar a equipe da MIBR, o psicólogo trabalhara com a Vivo Keyd, com as lines de Rainbow 6 Siege e a feminina de CS:GO.

“Se a gente observar a ideia de um triângulo da preparação esportiva, em que um vértice é a preparação física, outro vértice é a preparação técnica, a base desse triângulo é a parte psicológica. Não adianta ter atletas tecnicamente muito bem treinados se a parte física ou psicológica não estiverem igualmente bem treinadas”, explica Cozac.

Em muitos vídeos na internet, o psicólogo aparece fazendo trabalhos que estimulam os reflexos dos atletas. Muitas das gravações são feitas nos corredores dos hotéis onde a MIBR fica mundo afora e são corriqueiramente publicados nos perfis pessoais dos jogadores. As medidas, que não eram comuns antes da chegada do profissional à engrenagem da equipe, também receberam elogios por parte dos jogadores.

Epitácio “TACO” de Melo, por exemplo, havia tido experiência com um psicólogo do esporte no período em que jogou na Liquid e foi um dos que mais comemorou a chegada de Cozac à MIBR. O profissional explica que até mesmo os atletas de esportes eletrônicos precisam estar atentos às diferentes demandas envolvidas em uma partida competitiva.

“O ganho em diversas áreas do treinamento físico é indiscutível para os pro players. Agora, as demandas psicológicas são muito fortes nesta modalidade. Instrumentos como biofeedback, neurofeedback, técnicas neurovisuais, técnicas neuromusculares, exercícios de mentalização, técnicas de visualização. Tudo isso é muito mais aprofundado em modalidades como nos eSports do que a gente costuma utilizar em outras modalidades”, justifica.

Forma de trabalho
Por conta das várias viagens da equipe, parte dos exercícios que os jogadores da MIBR terão que ser submetidos serão feitos de forma remota. Isso porque, com os compromissos assumidos por Cozac no Brasil, se deslocar para outras partes do mundo muitas vezes se torna um empecilho.

Alguns treinamentos, porém, só podem ser feitos de forma presencial, o que obriga o psicólogo a viajar. Um exemplo disso foi a última edição do Major, disputado em Berlim. Cozac não só acompanhou o time na capital alemã, como também também apareceu no vídeo promocional, publicado no canal oficial da MIBR para anunciar a chegada de Vito “kNg” Giuseppe ao time.

Dentro do servidor, porém, o time teve trabalho e não conseguiu alcançar o status de lenda, que daria ao time uma vaga automática no próximo Mundial. Vale ressaltar, no entanto, que a equipe jogou com o técnico Wilton “Zews” Prado como jogador. Isso porque Marcelo “Coldzera” David pediu para ser colocado no banco de reservas, deixando de ser uma opção para a line em Berlim.

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo81
W W W D W
2Palmeiras68
W W W D D
3Santos65
W W W W D
4Grêmio56
W W W W L
5São Paulo53
L W L L D
6Athletico-PR50
W D W D W
7Internacional49
W D L L W
8Corinthians49
D L L W D
9Bahia44
L D D L D
10Vasco43
L D L W D
11Goiás42
L D W L L
12Atlético-MG41
L D W D D
13Fortaleza39
D W D L W
14Botafogo36
L L L L W
15Ceará36
D W L W L
16Fluminense35
L D W L D
17Cruzeiro35
D W D D D
18CSA29
L W L L L
19Chapecoense22
D W L D L
20Avaí17
L L L L L
Últimas notícias