Há muito rock fora do Plano Piloto. Confira cinco lugares onde curtir o gênero musical
Com programação constante, bares de Águas Claras, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Taguatinga se firmam como pontos de encontro de roqueiros
atualizado
Compartilhar notícia

O rock brasiliense não saiu do gosto do povo após seu auge, na década de 1980. Independentemente de o governador Rodrigo Rollemberg ter ou não sancionado a lei que declara o rock como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, o gênero pulsa pelos quatro cantos da capital federal.
Fora do Plano Piloto, a vida noturna também abarca uma gama de diversidades culturais. Entre bares e pubs de vários gêneros musicais, o Metrópoles selecionou cinco, situados em diferentes regiões administrativas, que trazem a temática do Rock’n Roll como essência do ambiente. Os amantes do ritmo que reúne guitarra, baixo, bateria e todas as suas nuances já possuem endereço certo pelas cidades do DF. Confira a lista:
Águas Claras
O Fim da Linha Bar & Wash é o reduto dos motociclistas e motoclubes do DF. O bar traz uma novidade que agrada essa galera: o lava-motos. Enquanto a máquina está sendo lavada, o dono pode desfrutar de um cardápio arrojado ao som do melhor do rock. Mais de 60 rótulos de cervejas especiais e os hambúrgueres de picanha, carne com cheddar, fradinho com calabresa e carne recheada com abacaxi integram o menu. A programação artística passa pela música nacional e internacional, incluindo jazz, rock, blues e bandas da cidade. O Fim da Linha também possui uma loja onde vende camisetas, casacos e bonés.
Fim da Linha Bar & Wash
ADE, Conjunto 17, Lote 44. Terças e quartas, das 18h às 2h; quintas e sextas, das 18h às 3h; sábados, das 10h às 3h; domingos, das 10h às 00h. O lava-motos funciona de quinta a domingo, das 10h às 18h.
Ceilândia
O Tapera Pub, fica em Ceilândia Sul e há cinco anos agita a cidade com bandas que tocam rock, MPB e reggae. Além de curtir o som de artistas locais, o público pode se deliciar com um cachorro-quente especial servido no prato. São diversos sabores que estimulam o paladar, entre eles o de carne de sol com catupiry, camarão e o de chilli. Complementa o cardápio do Tapera, além dos petiscos variados, os crepes com a mesmas opções de recheio dos hot-dogs.Todas as quartas e quintas, o som ao vivo é acústico. Às sextas, sábados e domingos, tocam bandas de Brasília.
Tapera Pub
QNM 1/3, Bloco F, Loja 1, Ceilândia Sul. Todos os dias, exceto às terças, das 16h à 0h. As bandas começam a tocar às 21h.
Samambaia
O recanto dos roqueiros de Samambaia há seis anos, o Bar da Toinha presta tributos a vários nomes do rock nacional e internacional. Todas as sextas e sábados, bandas cover de estilos que vão do clássico ao metal agitam o ambiente. Já no domingo, as bandas autorais têm oportunidade de mostrar seu trabalho e conquistar novos fãs. Com um cardápio tradicional, os petiscos e sanduíches são uma ótima pedida para quem vai curtir durante toda a noite. O Bar da Toinha já recebeu grupos famosos no meio roqueiro, como Periferia S/A, Maltrapilhos e Violator.
Bar da Toinha
QN 208, Conjunto C, Lote 3. Samambaia Norte. Aberto de quarta a domingo, das 19h às 2h.
Sobradinho
Há 15 anos o Bar do Janda representa a cultura do rock em uma das regiões administrativas do DF com características de cidade rural. O movimento cultural no bar, além do entretenimento, tem fins sociais. Muitos shows e eventos foram feitos para arrecadar alimentos, fraldas geriátricas e donativos para os mais necessitados. No dia 19/3, o Janda convida o gaitista Engel Espiritos para uma apresentação. O objetivo é ajudar atletas de Sobradinho a irem a um campeonato de ginástica acrobática na China. O cardápio varia entre tilápia frita acebolada, carne de sol, quibe, camarão ao alho e óleo, acompanhados com chope gelado. A entrada custa em média R$ 10.
Bar do Janda
Quadra 15, CL.5, Loja 5. Terça a sexta, das 15h à 0h; sábados, das 12h à 0h; domingos, das 12h às 17h.
Taguatinga
Um misto de galeria de arte e pub, o Bar Galeria Olho de Águia proporciona ao público uma experiência muito intimista. O local com paredes pretas está sempre pronto para receber uma nova exposição de fotos, pinturas ou desenhos. A música é de escolha do cliente, que seleciona entre centenas de vinis de sua preferência e coloca-o para tocar, compartilhando seu gosto musical com todos os presentes. Isso faz do Olho de Águia um bar muito diverso. No som, rola o melhor do rock’n roll clássico. O cardápio é reduzido a pequenas porções de petiscos como quibes e frios. Para beber, cervejas long-neck geladas.
Bar Galeria Olho de Águia
CNF 1, Edifício Praiamar, Blico D, Loja 12. Terça a sábado, das 14h à 0h.