metropoles.com

Thiago Oliveira se emociona ao exaltar legado de Pelé a homens pretos

Apresentador do É de Casa homenageou Rei do Futebol, que morreu na última quinta-feira (29/12), aos 82 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Globo/Reprodução
Thiago Oliveira fala sobre Pelé no É de Casa - Metrópoles
1 de 1 Thiago Oliveira fala sobre Pelé no É de Casa - Metrópoles - Foto: Globo/Reprodução

Thiago Oliveira fez uma reparação histórica no É de Casa deste sábado (31/12) e exaltou a importância de Pelé como ativista da causa racial, posição do Rei do Futebol praticamente ignorada na repercussão de sua carreira.

“Por ser o maior jogador de todos os tempos, e também por ser um homem preto, o legado que ele deixa para nós é imenso”, iniciou Thiago Oliveira, anunciando na sequência um trecho de uma entrevista de Pelé a Pedro Bial sobre representatividade.

0

“Quando nós começamos na Copa do Mundo da Suécia, os jogadores negros eram só os brasileiros. Nas outras seleções, não havia nenhum jogador negro. Depois que o Pelé começou a viajar com o Santos pelo mundo, depois que começou a dar o exemplo que deu, depois dessa coisa de a criança adorar o Pelé, que é uma coisa de Deus, você vê quantos jogadores negros têm hoje na Europa”, analisou o Atleta do Século.

Após resgatar a declaração de Pelé, Thiago Oliveira reconheceu a potência do maior jogador de todos os tempos ao ocupar lugares dominados por brancos.

“Isso é o que a gente chama de abrir portas. Ser referência não é para qualquer um. Ele abriu portas sozinho, e nessa época em qualquer palavra ou ato nós éramos silenciados. Devemos reverenciar nossos ancestrais e também o Rei Pelé diante do que ele fez por nós, um homem preto estar nos quatro cantos do planeta com a sua figura, a sua excelência, a sua generosidade, o seu brilho no olhar e o amor que ele colocava à frente de absolutamente tudo”, elogiou o apresentador, visivelmente emocionado.

Thiago também criticou a quase nula repercussão das falas de Pelé sobre a questão racial, silenciamento que lhe rendeu má fama e falsas acusações.

“Quando ele tinha a oportunidade de falar, infelizmente não reverberava como reverbera hoje. Em muitos momentos, ele estava lá como homem preto falando sobre o nosso povo, mas não reverberava em TVs, jornais, esquece redes sociais na época. Hoje, temos muitos, graças a Deus, que quando falam viralizam. Isso é ótimo, é o ponto de aprendizagem e reflexão. Pelé fazia naquela época bravamente, com a coroa, do jeito que sempre foi, na majestade íntegra, dizendo tudo o que achava e falando sobre nós. Salve ao Rei Pelé também quando fala desses assuntos tão importantes da nossa sociedade brasileira”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?