Globo demite veteranos e renova direção de Jornalismo em São Paulo

Por meio de um comunicado, Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo, comunicou as mudanças na emissora

atualizado 01/12/2020 17:32

Silvia Sayão e Luís Fernando Silva PintoReprodução

Sete jornalistas veteranos foram demitidos da Globo, conforme anunciado pela própria emissora nesta terça-feira (1º/12). Eles permanecem na Globo somente até o próximo dia 31. Entre eles está Luís Fernando Silva Pinto, que era correspondente em Washington desde 1986.

A maior parte das mudanças foi na parte estrutural, especificamente na direção de Jornalismo de São Paulo, onde sai Cristina Piasentini, há 12 anos no cargo, e entra Ana Escalada, seu braço direito.

Cristina comandava todo o Jornalismo da Globo em São Paulo, onde são produzidos principais telejornais da emissora, como Jornal Hoje e Jornal da Globo, além dos locais.

No Globo Repórter, houve o desligamento de Silvia Sayão, que estava na Globo desde o final dos anos 1970. Experiente, ela era diretora do programa de grandes reportagens, que também perdeu a sua chefe de Redação, Meg Cunha, na reformulação. Monica Barbosa, a Mona, substituirá Silvia a partir de 2021.

Também foram desligadas da emissora Maria Thereza Pinheiro, 40 anos de Globo e conhecida como Terezoca, e Teresa Cavalleiro, que tinha 42 anos de casa. As duas estavam à frente da área de Projetos Especiais. Ainda não foram indicados substitutos para essa importante área que cuida de setores como o visual (moda e maquiagem), fonoaudiologia, sonorização, Pequenas Empresas, Grandes Negócios e Memória Globo.

Conhecido por participar de programas como Bem, Amigos, Marco Antonio Rodrigues, o Bodão, também era coordenador das afiliadas de rede, e sai da Globo após 41 anos de trabalho. Ele será substituído por Rogério Nery, que trabalhava ao lado de Marco Antonio Rodrigues e acumulará as funções com a chefia da rede.

O extenso comunicado foi assinado por Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo. Ele revelou que o desligamento já havia sido acordado há meses com os envolvidos, em seguida reconheceu a contribuição de cada um à Globo.

“Nunca é fácil quando chega o momento de quem fica se despedir de colegas que se vão depois de uma trajetória tão longa quanto cheia de êxitos”, escreveu.

Últimas notícias