metropoles.com

Entenda como A Fazenda 12 se tornou a edição mais histórica do reality

O programa bateu recorde de audiência, de engajamento nas redes sociais, de pesquisas na internet e, claro, de votações em noites de Roça

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Marcos Mion e participantes de A Fazenda 12
1 de 1 Marcos Mion e participantes de A Fazenda 12 - Foto: Divulgação

No ano em que o mundo ficou em quarentena devido à pandemia da Covid-19, a distração preferida dos brasileiros foi ver na TV outros seres humanos confinados. Aproveitando quadros e enredos testados e aprovados pelo público na última temporada do Big Brother Brasil, da TV Globo, a 12ª temporada de A Fazenda, que chega ao final nesta quinta-feira (17/12), se tornou a edição mais histórica do reality.

Das primeiras semanas esta última, A Fazenda 12 foi bem nos dois termômetros atuais: o Ibope e o Twitter. Na rede social, o programa e os participantes, diariamente, ocuparam o topo da lista de assuntos mais comentados da internet.

A produção, liderada por Rodrigo Carelli estimulou essa interação nas redes sociais com a parceria do reality com o TikTok. Através da plataforma, o público podia votar e escolher poderes que afetariam diretamente na formação das Roças. Além de produzir conteúdo e realizar desafios propostos pelos usuários da plataforma, os peões também mantinham comunicação com o mundo exterior, respondendo à perguntas enviadas pelos fãs através da rede.

No Ibope, A Fazenda 12 chegou à marcas expressivas, conquistando diariamente dois dígitos de audiência e, muitas vezes, a liderança. A boa repercussão ajudou até na audiência de outros programas da Record. A Hora do Faro, por exemplo, que vinha amargando derrota atrás de derrota do Programa da Eliana, ultrapassou não só o SBT, mas também a Globo, ao levar os participantes eliminados para sessões de lavagem de roupa suja no palco.

 

Personalidades polêmicas do funk brasileiro, Jojo e Biel protagonizaram grandes brigas ao longo dos três meses de confinamento

O elenco, escolhido a dedo, foi o grande responsável por manter o interesse popular na produção. A rivalidade entre Jojo Todynho e MC Biel, que se declararam adversários no primeiro mês da competição, conduziu boa parte do enredo de A Fazenda. Com milhões de seguidores, rapidamente a torcida de ambos começaram a travar uma guerra virtual.

As fofocas e paranoias de Luiza Ambiel, as loucuras de Cartolouco, as tretas de MC Mirella e os memes de Lidi Lisboa também protagonizaram grandes momentos da edição. Celebridade até então pouco conhecida, a ex-miss bumbum Raíssa Barbosa fez seu nome país, levantando debates sérios sobre distúrbios psicológicos.

O apresentador Marcos Mion mostrou jogo de cintura para lidar com as falhas da produção e se consolidou à frente da atração
Marcos Mion

Com uma série de novas medidas de segurança sanitária, que impediam a produção de ter contato físico com os participantes, é natural que falhas de execução e comunicação acontecessem durante o programa. E aconteceram. Pelos menos duas Provas do Fazendeiro tiveram de ser reavaliadas, e o poder mudou de mãos.

Coube a Marco Mion segurar diversas saias-justas ao vivo, e ele segurou. O apresentador chorou, acalmou os participantes e os espectadores, brincou com os discursos de eliminação, homenageou o “que veio antes”, Pedro Bial, e muito mais. Ao ser eliminada, Lidi Lisboa ressaltou a importante função de Mion para com os confinados: “O encontro com a lucidez, o afeto, e a certeza de que tudo ficaria bem”, elogiou a atriz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?