Teatro Goldoni, na Asa Sul, será fechado definitivamente após 22 anos

Terreno da Casa d'Italia, onde o espaço funcionava há duas décadas, foi vendido pela Terracap; diretores do local buscam novo endereço

atualizado 13/05/2021 19:50

teatro goldoni em brasíliaRenato Araújo/Agência Brasília

Um dos teatros mais tradicionais da cidade, o Goldoni, na Asa Sul, está prestes a fechar suas portas definitivamente. O terreno do edifício Casa d’Italia, onde o espaço cênico funcionava há 22 anos, foi leiloado pela Terracap. Com isso, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), que faz a gestão do Goldoni, procura um local para abrigar seu patrimônio, que inclui mesas de luz e som, refletores, palcos, praticáveis, cadeiras, material cenográfico e outros.

Maria Carmen de Souza, diretora do NAC, explica que o anúncio do fechamento ainda não foi feito de forma oficial porque o Núcleo tem esperanças de que o espaço possa ser reativado em outro localidade.

“A gente não quer gerar mais tristeza nas pessoas. O teatro fez um trabalho muito legal em Brasília, mas não dá pra continuar, porque a Casa d’Itália vai ser demolida. Estamos focados, agora, em encontrar uma forma de dar continuidade a essa história, de modo que tudo isso volte para a população”, explica.

Além dos equipamentos de luz e som, o Goldoni possui um acervo de figurino com cerca de 2 mil peças, que o NAC quer disponibilizar à comunidade artística tanto de teatro, como de cinema e vídeo.

“O investimento para conseguir um novo espaço é muito alto para ser bancado pelos poucos artistas que conseguiram permanecer ligados à manutenção durante a pandemia. Existem na cidade alguns espaços que estão carentes de técnica para funcionarem perfeitamente, e, provavelmente, outros que não conheço. Seria perfeito se pudéssemos montar o Goldoni em outro local”, completa.

Segundo a diretora, o local não tem data marcada para fechar, mas últimas atividades realizadas no endereço serão as oficinas de figurino e cenografia, marcadas para os dias 15 e 17 deste mês.

0
Teatro Goldoni

Ao longo de duas décadas de história, o Teatro Goldoni recebeu aproximadamente 120 mil espectadores em 400 espetáculos e realizou mais de uma centena de cursos e oficinas. Desde 2012, quando a Terracap anunciou o leilão do imóvel, em virtude do término do termo de concessão, que previa seu uso 20 anos, o teatro luta para manter suas atividades.

O encerramento definitivo das atividades do Goldoni é mais uma perda cultural significativa para a capital, que ficou sem o Espaço Cena em junho do ano passado  e aguarda a reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro, desde 2014.

Últimas notícias