O Poder Está no Ar: biografia detalha trajetória de Roberto Marinho

Livro de Leonencio Nossa é primeiro de dois volumes sobre o empresário midiático. Lançamento em Brasília acontece nesta quarta (22/05/2019)

Arquivo/Acervo Roberto Marinho/TV GloboArquivo/Acervo Roberto Marinho/TV Globo

atualizado 21/05/2019 15:11

Roberto Marinho, o nome empresarial por trás do Grupo Globo, é tema de extensa biografia assinada pelo jornalista Leonencio Nossa. Em O Poder Está no Ar (editora Nova Fronteira), o repórter detalha as décadas de trajetória midiática e pública de um dos maiores comunicadores do século 20 no Brasil. A obra ganha lançamento oficial em Brasília nesta quarta (22/05/2019), no Carpe Diem (104 Sul).

Como Marinho viveu 98 anos (1904-2003), Nossa preferiu dividir o projeto em duas partes. A primeira, já lançada, cobre fatos registrados até 1969. O divisor de águas é justamente a criação do Jornal Nacional, noticiário que veio a se tornar o principal do país.

Reprodução/Twitter
O jornalista Leonencio Nossa, autor de O Poder Está no Ar: projeto biográfico sobre Roberto Marinho deverá ganhar um segundo volume nos próximos anos

 

“Foi uma questão editorial”, explica Nossa, jornalista do Estadão lotado na cobertura política em Brasília. “Ele teve uma vida muito intensa e participação forte na história do Brasil. Em 1969, deixa de ser um dos cinco mais influentes empresários de comunicação para se tornar o primeiro”, continua.

Os seis anos de apuração em acervos públicos e as mais de 100 entrevistas realizadas forneceram a Nossa um material detalhado sobre Marinho. O ponto de partida se deu quando foi derrubada a norma a respeito da censura prévia a biografias.

Nova Fronteira/Divulgação“A discussão estava em andamento ainda. E eu tinha vontade de escrever sobre ele (Marinho). Lembro de Chatô, o Rei do Brasil, livro do Fernando Morais. O livro terminava com a derrocada do personagem e ascensão do Marinho. Sempre tive isso na cabeça”, recorda.

Em meio à volumosa documentação de pesquisa, o maior desafio de Nossa foi não exatamente “desvendar novas histórias, mas esclarecer aquelas que já estavam postas”.

“Tentar entender por que ele tomou certas atitudes, decisões. A relação dele com João Goulart. Ele não era opositor absoluto, total. Tinha uma relação pessoal com Jango, mas faz oposição ferrenha ao governo na reta final. Quando a UDN tenta melar o resultado do plebiscito que definiu pelo presidencialismo, Marinho se coloca a favor dele”, exemplifica o jornalista.

Entre os depoimentos colhidos, Nossa diz que conseguiu falar tranquilamente com os herdeiros do empresário. Mas só partiu para essa fase do projeto com a pesquisa avançada. “Comecei pelas pessoas que conheciam ele e pelos arquivos públicos. Quando cheguei na família, já tinha dois anos de projeto”, aponta.

A história tem muitas nuances. Cabe a quem tenta contá-la mostrar esses relevos. Aí que estão a riqueza e a importância para o debate

Leonencio Nossa, autor de Roberto Marinho: O Poder Está no Ar

Roberto Marinho: O Poder Está no Ar, de Leonencio Nossa
(Nova Fronteira, 576 páginas, R$ 89,90)

Nesta quarta (22/05/2019), às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul)

Últimas notícias