metropoles.com

Contista José Rezende Jr. estreia no romance com A Cidade Inexistente

Livro será lançado oficialmente em Brasília nesta sexta (17/05/2019), no café Objeto Encontrado (102 Norte)

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
jose rezende jr
1 de 1 jose rezende jr - Foto: Divulgação

José Rezende Jr., escritor mineiro radicado em Brasília, escolheu uma data apropriada para lançar sua estreia no romance: justamente o dia do aniversário, nesta sexta (17/05/2019). Ele aproveita seus 60 anos de vida para mostrar A Cidade Inexistente, sua primeira narrativa de fôlego, no café Objeto Encontrado (102 Norte).

Há cerca de uma década e meia dedicado à literatura – antes, trabalhou como jornalista de reportagens especiais para veículos diversos –, Rezende criou seu estilo a partir de histórias curtas. Já publicou cinco coletâneas de contos.

A mais conhecida delas, Eu Perguntei Pro Velho Se Ele Queria Morrer e Outras Estórias de Amor, ganhou o prêmio Jabuti, em 2010.

Agora, não ache que as coisas começaram de maneira assim tão diferente em A Cidade Inexistente, sobre um velho homem que, acompanhado de seu cachorro, se recusa a sair do lugar onde vive mesmo após a confirmação de um projeto governamental para construir uma hidrelétrica na região. Um vilarejo, portanto, prestes à extinção pelas águas.

“Começou como conto”, explica Rezende. “Escrevi tem uns cinco anos. Quando terminei, achei que cabia mais história ali. Geralmente, nos meus contos a ação é muito concentrada em um ou, no máximo, dois personagens. Depois que a história se conta, a vida dos personagens não é mais a mesma”, detalha o autor.

7 Letras/DivulgaçãoEm A Cidade Inexistente, porém, o resiliente protagonista do livro parecia exigir mais desdobramentos. “Pela primeira vez, senti que daria para abordar mais personagens, trabalhar mais os acontecimentos, a ideia inicial. Fui escrevendo ao longo do tempo, mas sem uma meta de escrever tantas horas por dia ou terminal tal dia”, revela.

A Cidade Inexistente foi finalizado há cerca de um ano. De 2018 para cá, Rezende vem formatando o que veio a se tornar sua estreia em romances. “Quando a história já existe, se trata de lapidar, elaborar mais as frases. O acabamento pode durar uma semana. No caso desse livro, um ano”.

A Cidade Inexistente, de José Rezende Jr.
Lançamento nesta sexta (17/05/2019), às 19h, no café Objeto Encontrado (102 Norte). Durante o evento, estará à venda por R$ 35. Depois, por R$ 37. Interessados podem adquirir no site da editora 7 Letras ou mediante contato com o autor (joserezendejr@gmail.com)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?