metropoles.com

Entenda por que o Prêmio Nobel de Literatura 2019 terá dois vencedores

A expectativa é que prêmios sejam entregues a escritoras mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Alexander RyuminTASS via Getty Images
Solzhenitsyn Museum Centre opens in Ryazan, Russia
1 de 1 Solzhenitsyn Museum Centre opens in Ryazan, Russia - Foto: Alexander RyuminTASS via Getty Images

A Academia Sueca vai condecorar dois laureados no Prêmio Nobel de Literatura de 2019, a ser anunciado nesta quinta-feira (10/10/2019). O motivo da duplicidade de troféus está ligado ao cancelamento da cerimônia em 2018,  após a prisão do marido de uma integrante da Academia, acusado e condenado de estupro.

Algumas das pessoas que devem ganhar o prêmio de US$ 914 mil são a poeta canadense Anne Carson, o escritor queniano Ngugi Wa Thiong’o e a guadalupe francesa Maryse Conde, de acordo com sites internacionais de aposta.

Outros especulam a possibilidade de vitória da poeta e romancista Mircea Cartarescu ou da escritora e ativista polonesa Olga Tokarczuk. A expectativa é que a Academia escolha vencedores que não irão causar mais controvérsias e há uma grande aposta em uma vencedora ser uma mulher.

Os autores ao redor do mundo devem ser nomeados por antigos laureados. Depois disso, o grupo de membros da Academia são convidados para duas votações, além de uma extra feita por um  comitê especial. Entre os finalistas, então, são escolhidos os vencedores.

O último vencedor do Nobel de Literatura foi o autor Kazuo Ishiguro. Ele foi escolhido em 2017 porque através de seus “romances de grande força emocional tem descoberto o abismo debaixo do nosso sentimento ilusório da conexão ao mundo”. O autor nasceu em Nagasaki, no Japão.

Os escândalos da Academia

A Academia Sueca foi influenciada a cancelar a premiação do Nobel de Literatura em 2018 após diversas confusões internas e renúncias resultadas de acusações de má conduta sexual, negligência financeira e diversos vazamentos de informação. A decisão veio após 117 anos de premiações anuais ininterruptas.

“É necessário dedicar tempo para recuperar a confiança do público antes do próximo laureado ser anunciado”, afirmou o secretário interino Anders Olsson. “[A decisão foi tomada] em respeito a prévios e futuros laureados da literatura, à Fundação Nobel e ao público geral”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?