metropoles.com

Conheça 10 histórias bizarras da literatura brasileira

Em seu livro “História Bizarra da Literatura Brasileira”, Marcel Verrumo aponta acontecimentos da área quase desconhecidos atualmente

atualizado

Compartilhar notícia

istock
Literatura
1 de 1 Literatura - Foto: istock

Você sabia que o primeiro livro publicado por uma mulher é feminista? Que a literatura LGBT saiu do armário no século 19? Que Euclides da Cunha, escritor que contou o massacre de Canudos, foi morto pelo amante de sua esposa? Essas e outras histórias curiosas vêm à tona no livro “História Bizarra da Literatura Brasileira” (Editora Planeta, R$ 41,90), de Marcel Verrumo.

De acordo com o autor, o objetivo do livro é contar um pouco dos bastidores da história literária nacional. “Às vezes, preso a termos técnicos, a escolas literárias e a uma necessidade de preparar alunos para provas de vestibular, o ensino de literatura fica engessado dentro da sala de aula e uma série de histórias apaixonantes sobre nossas letras acaba não sendo ensinada”, afirma Marcel.

O livro é o segundo da coleção História Bizarra, lançada pela editora Planeta. O primeiro da série, escrito pelo jornalista Otávio Cohen, revela fatos curiosos sobre a Segunda Guerra Mundial. Para a produção desta obra, Marcel afirmou ter se debruçado sobre documentos, biografias, estudos acadêmicos e artigos de jornais.

Conheça 10 das 50 histórias contadas por Marcel em seu livro:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?