Kyoto Animation pós-incêndio: o que sabemos sobre o futuro do estúdio

Em meio a especulações, o presidente da empresa considera demolir o prédio destruído e construir um parque memorial

ReproduçãoReprodução

atualizado 31/07/2019 15:40

No dia 18 de julho, o estúdio Kyoto Animation (KyoAni) foi alvo de um incêndio que deixou 34 mortos e 34 feridos. Segundo as últimas informações divulgadas pela NHK (TV pública do Japão), um homem de 41 anos ateou fogo no edifício sob a alegação de ter sido plagiado pela empresa. Não foram encontrados indícios de que a acusação seja verdadeira.

Em meio a especulações sobre o futuro do KyoAni, o presidente e fundador da empresa, Hideaki Hatta, considera demolir o prédio destruído e construir um parque memorial no local, em homenagem as vítimas. “Quando penso na equipe e nos moradores deste bairro, podem haver pessoas que não querem ver um cenário tão horrível”, comentou Hideaki em uma coletiva de imprensa.

A empresa publicou uma série de comunicados sobre o acontecido e as medidas tomadas. Em um primeiro momento, a KyoAni divulgou a conta bancária para doações diretas e pediu desculpas a todos os clientes da loja oficial do estúdio que, por causa acontecido, tiveram suas compras canceladas.

Em outro comunicado, a empresa agradeceu o apoio da comunidade e disse que os fundos levantados serão usados para ajudar as famílias afetadas e reconstruir o estúdio. Eles afirmam que, para fins de transparência com a comunidade, divulgarão balanços financeiros posteriormente.

Antes mesmo do anuncio feito pela Kyoto Animation, a distribuidora americana Sentai Filmworks já havia criado uma campanha no site GoFundMe. Em menos de 24h, a arrecadação já ultrapassava US$ 1 milhão. Agora, a quantia ultrapassa US$ 2 milhões.

Reprodução/Euronews

O estúdio é considerado um dos maiores influenciadores e produtores de conteúdo dessa área da animação e moveu toda a comunidade de fãs. O apoio também veio de outras empresas do ramo. Por exemplo, as grandes Aniplex of America, Funimation e Crunchyroll e o estúdio de animação Nickelodeon ofereceram ajuda. O canal de anime do Cartoon Network, Toonami, fez transmissões pedindo doações para a campanha da Sentai Filmworks.

Sobre a KyoAni

Kyoto Animation é um estúdio de animação japonesa e publicador de light novel localizado em Kyoto, Japão. Foi criado em 1981 por Hideaki Hatta e sua esposa, Yoko Hatta.

A empresa é conhecida por ser uma das poucas com ambiente amigável para mulheres – elas são maioria entre os funcionários. E, ao contrário do normal no mercado, animadores são empregados fixos em vez de trabalhadores autônomos.

Confira abaixo os principais títulos da KyoAni:

Últimas notícias