Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Artes Plásticas

Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição

Perto de completar vinte anos, iniciativa leva técnica de pinhole a estudantes do DF. Mostra fotográfica será no dia 26/10/2019

18/10/2019 10:51, atualizado 18/10/2019 10:54
Compartilhar notícia
Diego Bresani/Divulgação
Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição

O projeto Fotolata, voltado ao ensino de fotografia com a técnica pinhole – câmera sem lente –, chegou a Sobradinho neste mês de outubro com oficinas e exposição de fotos. Realizadas no Centro Educacional Lumni, as oficinas vão até às 16h desta sexta (18/10/2019) e são abertas à comunidade.

Criada pelo fotógrafo Zé Rosa, em 2000, a iniciativa completa vinte anos de existência em 2020. Nas oficinas, as câmeras são de lata, com um pequeno furo feito por agulha. A luz entra pelo buraco e adere ao filme. Cerca de 200 alunos de Sobradinho participaram do projeto, coordenado pelo fotógrafo Ádon Bicalho.

Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição - destaque galeria
4 imagens
Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição - imagem 2
Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição - imagem 3
Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição - imagem 4
Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição - imagem 1
1 de 4

Diego Bresani/Divulgação
Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição - imagem 2
2 de 4

Diego Bresani/Divulgação
Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição - imagem 3
3 de 4

Diego Bresani/Divulgação
Projeto Fotolata chega a Sobradinho com oficinas e exposição - imagem 4
4 de 4

Diego Bresani/Divulgação

Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do GDF, o Fotolata também terá exposição com fotos realizadas nas oficinas. A mostra abre no dia 26 de outubro, no Lumni, e também será aberta ao público geral. No mesmo dia, acontece a feira literária Estante Mágica.

O Fotolata retomou as atividades em 2018 e passou por escolas de Ceilândia, Guará, Paranoá, Recanto das Emas e São Sebastião.