metropoles.com

Museus de Brasília se preparam para receber visitantes

Os espaços só poderão funcionar das 9h às 17h, proibindo qualquer tipo de evento nas dependências que provoque aglomerações

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Memorial JK - amanhecer nublado
1 de 1 Memorial JK - amanhecer nublado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) liberou, com ressalvas, a reabertura dos museus públicos do Distrito Federal. Em decreto publicado na última quinta-feira (18/06), o chefe do executivo determina que os espaços só poderão funcionar das 9h às 17h, proibindo qualquer tipo de evento nas dependências que provoque aglomerações.

Fechados desde março, devido à pandemia do coronavírus, os museus se adaptam às medidas de prevenção dos espaços serão realizadas obedecendo protocolos internacionais. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, as atividades já devem retornar na próxima semana.

“É importante se adaptar ao que determina o protocolo mundial”, adianta Bartô, como é conhecido o secretário. “Vimos a decisão do governador coerente dentro do que ele vem fazendo, oferecendo para a população, que está tanto tempo em confinamento, uma alternativa saudável de lazer, que não ofereça risco”, defende o secretário.

Museu Nacional da República
Museu Nacional da República é um dos espaços que irá reabrir

Atualmente, os principais museus da cidade sob a administração da Secec são: Memorial dos Povos Indígenas, Museu Nacional, Museu Vivo da Memória Candanga, Centro Cultural dos Três Poderes -, que abriga o Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, do qual faz parte a Pira da Pátria e da Liberdade -, Museu do Catetinho e Museu de Arte de Brasília, em reforma.

Entre as novas regras adotadas, como o uso obrigatório de máscaras de proteção e o teste de temperatura, está o limite máximo de pessoas dentro dos museus, que será de uma pessoa para cada 9 metros quadrados.

O Memorial JK, dirigido pela neta do ex-presidente Juscelino Kubistchek, Anna Cristina Kubistchek, é o único espaço do gênero aberto na cidade até o momento. “Após 100 dias de fechamento, a reabertura do Memorial JK e de outras instituições históricas guardiãs da memória da cidade é muito importante, especialmente, pela preservação do magnífico acervo que poderá ser apreciado pelo público”, avalia Anna Cristina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?