metropoles.com

Mostra em homenagem à literatura nacional abre no Mercado do Café

Disponível para visitação até 31 de janeiro, a exposição conta com obras do estilo naïf de pintura

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Mostra-do-Cerrado-de-Arte-Naïf-no-Mercado-Café-na-Asa-Sul-2
1 de 1 Mostra-do-Cerrado-de-Arte-Naïf-no-Mercado-Café-na-Asa-Sul-2 - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O Mercado do Café recebe, até o dia 31 de janeiro de 2020, a exposição Literatura Brasileira: Uma Visão Naïf – Mostra Literária do Cerrado e Coletiva Naïfs Brasileiros. As obras selecionadas na mostra são parte do acervo da fazenda Barthô-Naif, projeto instalado às margens do Rio São Bartolomeu, em São Sebastião. Organizador da mostra e dono das obras, o agrônomo Odécio Visintin Rossafa Garcia tem como objetivo difundir esse tipo de pintura.

A arte naïf é feita por pessoas que não passaram por nenhuma preparação técnica ou escola de artes. Também é caracterizada pelo uso de cores primárias. Conhecido pela simplicidade, esse tipo de pintura tenta retratar uma narrativa com a imagem.

Andre Borges/Metrópoles

Também é marcante na arte naïf o minimalismo. Garcia afirma que tudo acaba se voltando para o minimalista e que, pela falta de técnica, a obra fica singular. “Então vemos um homem imenso e o outro pequenininho, o guarda-chuva grande, um pássaro enorme e uma pessoa pequenininha. O naïf não tem essa preocupação de criar a partir de um princípio acadêmico”, explica.

0

Desse movimento surgem as imagens presentes na mostra: quadros pintados em homenagem a cenas do cotidiano rural e a clássicos da literatura brasileira, como Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Outro livro importante lembrado na mostra, exibida na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), foi Os Sertões, de Euclides da Cunha. Um dos destaques da exposição é o espaço com 12 obras de Henry Vitor dedicadas à obra de Cunha.

Quem pratica esse tipo de pintura também tende a usar materiais não convencionais, como portas e outros restos de construção. Isso exige um pouco mais de atenção e cuidado com as obras, mais frágeis do que telas tradicionais.

Garcia afirma que a mostra tem, entre os seus objetivos, aproximar as pessoas. “É uma forma de ligar o campo com a cidade. Queremos chamar as pessoas para ir à fazenda Barthô para fazer oficinas, por exemplo. Teremos um pintor para ministrar aulas, então tudo isso é um processo de movimento daqui para lá”, explica.

O organizador ainda deixa claro que, além de juntar os dois polos do país, a mostra pretende difundir essa modalidade de arte: “E ao mesmo tempo que unimos o campo e a cidade, queremos divulgar a arte naïf. Ela ainda é pouco conhecida e recente no Brasil, mas na França, por exemplo, já existe desde o século passado. Também é comum na Croácia e no Haiti, onde tem muita força”, comenta o agrônomo.

O entusiasta da arte ainda faz um paralelo da falta de conhecimento artístico com o momento vivido pelo brasileiro no conturbado 2019. “Nos últimos anos houve um esforço deliberado para sucatear (a arte). Isso acontece quando você retira o dinheiro do cinema, de festival de cinema, dos projetos culturais, boicota a Lei Rouanet e outros mecanismos. Também é visível quando censuram filmes que têm diversidade, minorias, quando não falam sobre feminicídio. Um boicote ao processo cultural”, lamenta.

Andre Borges/Esp. Metrópoles

Literatura Brasileira: Uma Visão Naïf – Mostra literária do Cerrado e Coletiva Naïfs Brasileiros
Até 31 de janeiro. No Mercado do Café (509 Sul). Para saber mais sobre o museu e a exposição, entrar em contato com Odécio Visintin Rossafa Garcia pelo telefone 61 99661-1935 ou pelo e-mail odeciorossafa@gmail.com

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?