metropoles.com

Conheça Petit Abel, artista que viralizou com caricaturas do BBB21

Fã do reality show, o baiano é formado em Artes e Design pela UFBA. Ele já tem mais de 160 mil seguidores no Instagram

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Conheça Petit Abel ilustrações BBB
1 de 1 Conheça Petit Abel ilustrações BBB - Foto: Reprodução/Instagram

Fãs do Big Brother Brasil 21 que são usuários das redes sociais, provavelmente, já viram ou compartilharam alguma arte de Petit Abel. Desde a edição de 2020 do reality, o artista tem acumulado cada vez mais seguidores ao divulgar caricaturas de participantes do programa da Globo. Muito além do BBB, em seus trabalhos, o ilustrador baiano pauta questões importantes relacionadas à representatividade, preservação do meio ambiente e às causas LGBTQIA+.

Formado em Artes e Design pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Abel, de 32 anos, é designer gráfico no horário comercial e ilustrador nas horas vagas. Ao Metrópoles, ele contou que a ideia de começar a desenhar personagens do BBB surgiu na edição passada.

“Mais especificamente na metade da edição, quando as mulheres começaram a se unir”, recorda. Thelma de Assis, Rafa Kalimann, Manu Gavassi e Babu protagonizaram desenhos de Abel naquela época.

Pequeno Abel

Foi bem longe de sua cidade natal, Tucano (BA), no interior da Bahia, que Petit Abel ganhou seu nome artístico. A alcunha em francês, cuja tradução para português significa “Pequeno Abel”, foi dada ao baiano por professores quando ele estudava em Paris, na França.

A oportunidade de estudar design de produto no exterior surgiu em virtude do Ciência Sem Fronteiras, programa do Governo Federal. Abel viveu por um ano e dois meses em Paris, enquanto estava por lá, teve a ideia de criar um perfil no Instagram para postar seus trabalhos.

“O perfil existe desde 2015. Era para ser apenas um portifólio. Muitas vezes tinha dois desenhos por ano”, relembra. O jovem, que hoje vive em Salvador, contou que não esperava, àquela época, ter o prestígio que tem hoje.

Petit Abel

BBB21

Abel acompanha a edição deste ano desde o início, ao contrário do ano passado, quando produziu artes sobre o reality somente da metade do jogo em diante.

“Nesse ano eu produzi bem mais. Hoje, está bem mais organizado. Por semana, em média, são de três a quatro ilustrações que tenho feito mais elaboradas. Tenho uma troca com o público muito boa”, considera Abel.

Ele revelou que recebe muitas sugestões de ilustrações do público, tanto pelo Instagram quanto pelo Twitter. “Isso vai me ajudando a construir meu trabalho que, quando é sobre o Big Brother Brasil 21, se tornou colaborativo, até”, destaca o ilustrador.

0

 

Abel aponta Gilberto e Juliette como os protagonistas desta edição e revela que a presença destes dois em suas ilustrações costuma ser sinônimo de engajamento. “Juliette e Gil são surreais. Gostaria muito que a Camilla de Lucas protagonizasse mais a edição”, elenca. Na avaliação de Abel, os finalistas do BBB21 serão: Juliette, Gil e Camilla.

Direito autoral

Quando as artes começaram a ter um alcance maior, Abel começou a ter alguns problemas de violação de direito autoral. Segundo o artista, algumas páginas chegaram a remover sua assinatura das peças, enquanto outras usavam seu trabalho de forma comercial, o que é proibido.

“Fizeram até canecas com meus desenhos, não pode, a arte é autoral. Os seguidores são meus defensores ferrenhos. Diariamente, agradeço todo mundo pelo apoio. Sempre que eles veem alguém usando meu trabalho de forma inapropriada, me marcam, me enviam”, afirma.

Abel explicou que, na web, quem quiser compartilhar seu trabalho de forma espontânea deve creditá-lo não apenas nas legendas da publicação, mas marcando-o na imagem do post, assim a marcação aparecerá também em seu perfil. “Fico super feliz quando me marcam em stories, faço questão de repostar em meu perfil”, acrescenta.

Trabalhos importantes

Desde 2019, a ilustração deixou de ser um hobbie e passou a ser um complemento da renda de Abel. O artista afirma que a expectativa é que, depois da pandemia, o cenário possa mudar e a sua própria empresa consiga garantir seu sustento.

“Apesar de ter ganhado muito espaço nos últimos dois anos, a profissão de ilustrador ainda não é devidamente reconhecida. Tenho o desejo de ficar exclusivamente com Petit Abel [como fonte de renda]. Mas, hoje, não tem como eu abrir mão dos direitos que meu emprego me assegura”, reflete.

O sucesso já rendeu muitos trabalhos importantes a Abel. Um deles foi uma série de ilustrações para celebrar o aniversário de Ivete Sangalo.

“No auge dos virais, no ano passado, fui contratado para fazer artes surpresa para a Ivete. Naquele momento, em virtude da pandemia, não era possível fazer a tradicional festa da cantora. A meia-noite começaram a ser postadas no perfil da Ivete várias ilustrações onde ela aparecia ao lado de amigos. Foram 15 dias de trabalho intenso, umas 30 ilustrações”, descreve.

Compartilhar notícia