Morre Jirí Menzel, vencedor do Oscar por Trens Estreitamente Vigiados

Ator, diretor e roteirista tcheco faleceu aos 82 anos e foi um dos principais nomes da sétima arte no país

atualizado 07/09/2020 16:46

Sean Gallup/Getty Images

Jirí Menzel, diretor, roteirista e ator tcheco vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por Trens Estreitamente Vigiados (1966), morreu no último sábado (5/9), aos 82 anos.

Olga, mulher de Menzel, confirmou o falecimento do cineasta em post nas redes sociais. Ele lutava há dois anos, em casa, contra complicações de uma cirurgia no cérebro. Em 2017, foi diagnosticado com meningite. O artista deixa duas filhas, Anna Karolina e Eva Maria.

Nascido em Praga, Menzel foi um dos principais nomes da Nouvelle Vague Tcheca, movimento estético que revelou Milos Forman, Věra Chytilová e Pavel Jurácek, entre outros cineastas.

Além de Trens Estreitamente Vigiados (1966), drama provocativo ambientado na ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, Menzel também assinou longas como My Sweet Little Village (1985), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Andorinhas por um Fio (1969), outro trabalho importante de Menzel, foi rodado em 1969, mas acabou proibido pela censura tcheca. O filme só veio a público em 1990, vencendo o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

O último trabalho de Menzel como diretor foi a comédia Donsajni (2013). Na função de ator, participou de mais de 80 produções. A última delas, O Intérprete (2018).

Últimas notícias