Mesmo após decreto, apenas um cinema de Brasília é reaberto ao público

O Metrópoles apurou que nove de 10 das principais salas de cinema na cidade seguem fechadas. Apenas o JK Shopping retomou atividades

atualizado 16/09/2020 9:57

CinemaIstock/Divulgação

Ao que tudo indica, os fãs do cinema ainda precisarão seguir a onda dos drive-ins, que tornaram-se um meio comum de entretenimento durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. O Metrópoles apurou que, mais de uma semana após publicação do decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), nove dos 10 principais shoppings da cidade ainda não tem previsão para reabertura dos cinemas. O único que retomou o funcionamento é o cinema do JK Shopping, da rede Cineflix.

ParkShopping, Terraço Shopping, Pátio Brasil e Boulevard Shopping, todos da rede Kinoplex, afirmaram à reportagem que ainda não há data para reabertura de suas salas de cinema. Iguatemi Shopping e Pier 21, que oferecem espaços da rede Cinemark, também garantiram que ainda não há planos de retorno. O Espaço Itaú de Cinema também, localizado no CasaPark, também não reabriu e aguarda uma posição do grupo, que atua em diversas capitais.

Já o Águas Claras Shopping, da rede Arcoplex, disse que o shopping prepara um site para venda de ingressos, já que antes da pandemia a compra era feita apenas de forma presencial.  O Cine Cultura, no Liberty Mall, também não está funcionando. A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis para saber se há previsão de retomada das atividades.

Assim como as redes privadas de cinema, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult), em nota enviada ao Metrópoles, disse que o Cine Brasília, único espaço público de cinema da cidade, não vai reabrir.

“Para reabertura do Cine Brasília, em conformidade com o decreto publicado, será necessário implementação de uma bilheteria on-line. Hoje (antes da pandemia), por razões técnicas, o Cine Brasília só aceita pagamentos à vista. Desta forma, a Secretaria vai iniciar discussões internas de modo a viabilizar a contratação do serviço de bilheteria virtual”, diz a publicação.

0

O decreto, publicado no último dia 3, que libera o funcionamento estabelece regras a serem cumpridas pelos espaços culturais. Entre as quais, a disponibilização de produtos para higienização de mãos e sapatos, além da limpeza de aparelhos de ar-condicionado e higienização das poltronas entre as sessões.

Dentre as regras, estão listadas “uma fileira de cadeiras ocupadas e outra desocupada”, além de venda de ingressos pela internet, uso de máscara facial e entrada de pessoas que possuam comorbidades assinaladas no Plano de Contingência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus da Secretaria de Saúde, como diabetes, doenças cardíacas crônicas e doenças respiratórias descompensadas.

Filho único

Indo contra as outras redes privadas, o cinema do JK Shopping retornou suas atividades no último dia 6. Para a reabertura, a rede disponibilizou dispenser de álcool em gel 70%, sistema de climatização com renovação de ar, higienização constante dos ambientes, fileiras intercaladas e reduziu sua capacidade total para 40%.

Seguindo o decreto, os ingressos estão sendo vendidos apenas no site do Cineflix e é obrigatório o uso de máscara nas salas. O shopping também afirma que “a lanchonete está seguindo um rigoroso processo de higienização”.

Sem novos lançamentos, grande parte suspensos ou adiados por conta da pandemia, a Cineflix optou por reprisar grandes sucessos. Harry Potter e A Pedra Filosofal, Scooby! O Filme, Turma da Mônica: Laços, De Volta para o Futuro e Os Vingadores são alguns dos filmes em cartaz.

Outra opção é o Cine Drive-in, localizado no Autódromo, que segue em funcionamento. Atualmente, estão em cartaz no local os filmes Scooby! O Filme (18h30 e 20h10) e O Segredo (21h50).

Adaptação

Espaço Itaú de cinema brasília

Enquanto o JK Shopping aparece como o primeiro a voltar às atividades, grandes redes como Cinermark e Kinoplex começam a se preparar para o retorno. Mesmo sem previsão de abertura, o Kinoplex já anunciou em seus site as ferramentas para compra de ingressos e as adaptações promovidas nas salas para a volta do público.

A rede disponibilizou uma cartilha com as principais recomendações para a ida aos cinemas, entre elas: a compra de ingressos on-line,  distanciamento dos assentos e marcações de distância antes da entrada nas salas. Além disso, a empresa informa que “aqueles que chegarem ao cinema atrasados, ou seja, após o início da sessão para a qual compraram ingressos não poderão entrar na sala”, como medida para evitar o contato com quem já estava na sala.

A rede Cinemark, inclusive, já disponibiliza uma programação para Brasília em seu site. As Faces do Demônio entra em cartaz  no próximo dia 24 e longas como Até Que A Sorte Nos Separe, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Corra!, Mulher Maravilha e o novo filme da franquia Bill e Ted aparecem como disponíveis a partir do dia 1º de outubro. No entanto, a data ainda não está confirmada.

Últimas notícias