Filme Marighella, de Wagner Moura, tem estreia cancelada no Brasil

Em nota, produtores e diretor afirmaram que a O2 Filmes, uma das produtoras do longa, "não cumpriu a tempo trâmites exigidos pela Ancine"

Paris Filmes/Divulgação

atualizado 12/09/2019 18:43

O filme Marighella, com Seu Jorge no papel do poeta, ex-deputado e guerrilheiro comunista e direção do ator Wagner Moura, teve a estreia nos cinemas do Brasil cancelada. Em nota, produtores do longa e o cineasta afirmam, nesta quinta (12/09/2019), que a O2 Filmes, corresponsável pela obra ao lado da Globo Filmes, “não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema)”. O comunicado não divulga nova data de lançamento.

Exibido fora de competição no Festival de Berlim (Alemanha), onde foi recebido com elogios, Marighella estava previsto para ser lançado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Como lembra o comunicado emitido pela assessoria de imprensa da O2 Filmes, novembro também marca os 50 anos de morte do baiano Carlos Marighella, assassinado em 1969 pela ditadura militar.

O longa é uma adaptação do livro Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, escrito pelo jornalista Mário Magalhães.

Ruídos com a Ancine

O cancelamento vem semanas após conflitos entre produtores do filme e a Ancine, órgão que tem sido alvo de polêmica reestruturação, cortes e vetos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em agosto, a O2 Filmes teve dois pedidos de recurso negados para a comercialização de Marighella.

A decisão foi tomada por unanimidade pela diretoria no dia 27/08/2019. Um dos pedidos negados foi o requerimento do ressarcimento de despesas de mais de R$ 1 milhão, pagas com dinheiro da produtora. Já o segundo questionava se a verba para comercialização do filme poderia ser adiantada.

A negação de recursos foi comemorada por Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), pelo Twitter. Na postagem, ele chamou a quantia de “bagateia” e disse que a película teria sido aprovada em outros tempos.

Leia a nota na íntegra sobre o cancelamento da estreia de Marighella:

Nós, produtores do longa-metragem Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciamos que a data de lançamento do filme nos cinemas brasileiros, divulgada anteriormente para 20 de novembro de 2019, está cancelada.

Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).

“Marighella” segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça.

Assessoria de imprensa O2 Filmes

Últimas notícias