Em nota, Festival do Rio admite que edição de 2019 pode ser cancelada

Após cortes de patrocínios estatais, como o da Petrobras, evento corre risco de não ser realizado

Rogerio Resende/DivulgaçãoRogerio Resende/Divulgação

atualizado 12/09/2019 15:37

O Festival do Rio, um dos mais importantes eventos de cinema do Brasil, pode não acontecer em 2019. A 21ª edição, agendada entre 7 e 17 de novembro, passa por dificuldades para sair do papel desde o começo do ano, quando foram cortados patrocínios de empresas estatais, como a Petrobras.

Em nota publicada nas redes sociais, a organização do evento admitiu a possibilidade de a 21ª ser cancelada nos próximos dias.

“Decidimos tornar pública e oficial esta realidade, pois dentro de poucos dias, chegará o momento de bater o martelo caso não tenhamos os recursos necessários para a realização, ainda que em formato compacto, do Festival do Rio, com data prevista de 7 a 17 de novembro”, diz o documento.

O Festival do Rio convive com dificuldades financeiras há alguns anos, tanto que a edição de 2018 chegou a ser adiada.

Evento semelhante à Mostra de São Paulo em termos de amplitude e tamanho, a programação conta tanto com segmento de filmes nacionais, concorrentes ao troféu Redentor, quanto extensa agenda de filmes estrangeiros premiados e destacados em festivais internacionais.

Leia o comunicado na íntegra:

O Festival do Rio – após 20 anos de existência e sucesso de realização para o audiovisual brasileiro e internacional – passa por seu maior desafio em termos financeiros.

Estamos buscando apoio junto a várias empresas e parceiros com interesse na viabilidade do Festival do Rio e que apostam também no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro.

No entanto, vivemos a possibilidade real de cancelamento do nosso evento, com todas as perdas que tal decisão acarretará para o cinema brasileiro, para todo o mercado audiovisual e ainda para cidade e o país.

Decidimos tornar pública e oficial esta realidade, pois dentro de poucos dias, chegará o momento de bater o martelo caso não tenhamos os recursos necessários para a realização, ainda que em formato compacto, do Festival do Rio, com data prevista de 7 a 17 de novembro.

Este é um apelo final!

Festival do Rio