A tragédia que vitimou a diretora de fotografia Halyna Hutchins nessa quinta-feira (21/10), após o ator Alec Baldwin fazer um disparo com uma arma cenográfica no set de Rust, infelizmente, não é um caso isolado. Levantamento da Associated Press (AP) divulgado pelo O Globo aponta que mais de 43 mortes em sets de filmagem estadunidenses aconteceram desde 1990.
Os dados também relatam outros 150 casos de atores ou membros da equipe que ficaram gravemente feridos após realizar acrobacias no set. Internacionalmente, estima-se que o número esteja próximo de 37 desde 2000.
“Todos os anos, os trabalhadores de ambos os lados da câmera são mutilados, queimados, quebram ossos e até mesmo morrem se esforçando para oferecer entretenimento,” relata Antony McCartney, da AP, quem analisou dados e investigações de segurança do trabalho, registros judiciais e notícias.
Ele continua explicando sobre os acidentes: “Os ferimentos não vêm apenas de riscos óbvios, como acrobacias e explosivos, mas de quedas de escadas, equipamentos derrubados e máquinas sem segurança.”

Alec Baldwin no set do filme RustReprodução/ Instagram

Halyna chegou a ser levada para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos

Halyna HutchinsFred Hayes/Getty Images for SAGindie

Ela morreu de forma trágicaSonia Recchia/Getty Images

Halyna foi vítima de um tiro acidentalFred Hayes/Getty Images for SAGindie



