Diretor espanhol desmerece conquistas do Brasil no Oscar. Veja vídeo

Oliver Laxe, diretor do filme Sirāt, desmereceu o desempenho do Brasil no Oscar durante participação em um programa de TV

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/VHSCut
Oliver Laxe
1 de 1 Oliver Laxe - Foto: Reprodução/VHSCut

O diretor espanhol Oliver Laxe, do filme Sirāt, desmereceu o desempenho do Brasil no Oscar durante participação em um programa de TV exibido nessa quinta-feira (22/1).

Ao comentar a presença brasileira na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o cineasta afirmou: “Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele.”

A declaração ocorre no ano em que o Brasil registra o maior número de indicações de sua história na premiação.

Em 2026, o país concorre em cinco categorias do Oscar. O filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, aparece em Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Elenco. Já Sonhos de Trem garantiu indicação em Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso.

Diretor espanhol desmerece conquistas do Brasil no Oscar. Veja vídeo - destaque galeria
3 imagens
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho nos bastidores de O Agente Secreto
Wagner Moura em cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Wagner Moura como Marcelo/Armando no filme O Agente Secreto
1 de 3

Wagner Moura como Marcelo/Armando no filme O Agente Secreto

Divulgação
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho nos bastidores de O Agente Secreto
2 de 3

Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho nos bastidores de O Agente Secreto

Divulgação
Wagner Moura em cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
3 de 3

Wagner Moura em cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho

Divulgação

Até então, o recorde brasileiro era de quatro indicações em uma única edição, alcançado por Cidade de Deus (2004).

Nos comentários do vídeo, que circula nas redes sociais, os brasileiros detonaram a fala do diretor. “Oxente! Enquanto a Espanha tá se afundando com verdadeiros movimentos ultranacionalistas cheios de violência discriminatória, esse bicho quer botar a gentecomo exemplo de extremismo? Eu sei bem o nome disso, viu? O choro livre, gringo!”, escreveu um internauta no X (antigo Twitter).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?