CCBB recebe mostra gratuita com filmografia de Hong Sang-soo

Além dos filmes, a programação com curadoria de Isabel Veiga, Samuel Brasileiro e Vitor Medeiros, inclui dois debates e um curso on-line

atualizado 20/09/2021 15:05

Mostra CCBBDivulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília recebe de 21 de setembro a 10 de outubro a retrospectiva da obra do sul-coreano Hong Sang-soo, um dos mais premiados cineastas contemporâneos. A mostra, que já passou por Rio e São Paulo, exibirá todos os 24 longas do diretor, em 36 sessões, permitindo o acesso do público a obras aclamadas pela crítica, mas raras no circuito comercial.

Além dos filmes, a programação com curadoria de Isabel Veiga, Samuel Brasileiro e Vitor Medeiros, inclui dois debates e um curso on-line. Todas as atividades são gratuitas.

Entre os destaques da retrospectiva em cartaz no CCBB estão os filmes Hahaha, vencedor do prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2010; Nossa Sunhi, ganhador do Leopardo de Prata de Melhor Diretor no Festival de Locarno 2013; o novíssimo The Woman Who Ran, premiado com o Urso de Prata de Melhor Direção, em 2020; Certo Agora, Errado Antes, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2015; e Na Praia à Noite Sozinha, que estreou no Festival de Berlim, em 2017, recebendo o Urso de Prata de melhor atriz para Kim Min-hee. Esses dois últimos títulos também estarão disponíveis de 4 a 10 de outubro pela plataforma Looke, para ser assistido virtualmente, em qualquer horário.

Na programação, há, ainda, o curso Jogos cênicos, Modos de Fazer, ministrado pelos três curadores, no formato on-line. Ao longo de quatro encontros, eles apresentarão conteúdos teóricos e exercícios práticos baseados na metodologia de trabalho do cineasta homenageado. Ao final, os experimentos audiovisuais produzidos pelos alunos serão exibidos nas redes sociais do evento. As inscrições serão gratuitas e abertas a partir do dia 21 de setembro e poderão ser feitas pelo link da mostra.

0
Hong Sang-soo

Nascido em Seul, em 1961, o cineasta contemporâneo sul-coreano Hong Sang-soo Hong é reconhecido pela crítica mundial como um dos mais importantes e producentes realizadores em atividade. Ao lado de cineastas como Kim Ki-Duk, Lee Chang-Dong, Bong Joon-ho e Park Chan-Wook, Hong Sang-soo é um dos representantes do novo cinema coreano (New Korean Cinema ou Nouvelle Vague Coreana), ciclo iniciado nos anos 1990 após a redemocratização da Coreia do Sul.

Em apenas duas décadas, o cineasta já realizou 24 longas-metragens ficcionais, atingindo a média de praticamente um filme por ano. Mesmo com a alta produtividade, sua extensa filmografia ainda é pouco conhecida pelo grande público. Abordando situações cotidianas com um humor ácido, seus filmes simples e densos possuem ampla circulação em festivais, mas poucos chegam ao circuito comercial. No Brasil, apenas oito títulos foram lançados comercialmente em salas do circuito “de arte”, outros 13 trabalhos tiveram circulação restrita a mostras de cinema, e três sequer foram exibidos aqui.

Serviço
Mostra de Cinema Temática Encontros à Deriva: Retrospectiva Hong Sang-soo. De 21 de setembro a 14 de outubro de 2021, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília. Asa Sul, Trecho 2. Exibições on-line na plataforma Looke. Ingressos para os filmes mediante agendamento pelo site ou app da Eventim. Atividades gratuitas. Mais informações, incluindo a classificação indicativa dos filmes, no site do evento — clique para acessar.

Últimas notícias