metropoles.com

2017: os 20 blockbusters mais aguardados do ano

De “Liga da Justiça” ao Episódio VIII de “Star Wars”, listamos os 20 filmes que todo mundo vai querer assistir nos próximos 12 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Joelson Miranda/Metrópoles
filmes_2017
1 de 1 filmes_2017 - Foto: Joelson Miranda/Metrópoles

Primeiro filme da Liga da Justiça, novo Homem-Aranha, Mulher-Maravilha em aventura solo, continuação de “Blade Runner”, “Star Wars – Episódio VIII” e até sequência tardia de “Jumanji”. Ufa! Respire e prepare o bolso. Em 2017, vai ter blockbuster para todos os gostos possíveis.

Quais e quantos serão realmente bons? Difícil prever, mas sempre vale a brincadeira de apontar possíveis fracassos e sucessos – de crítica e público. Até pela quantidade imensa de produções, muita coisa teve que ficar de fora da listinha abaixo. Por isso, vale abrir uma segunda “gaveta” para outros blockbusters que também devem ser assunto em 2017.

Além de “Velozes 8”, Vin Diesel volta ao papel de Xander Cage em “xXx – Reativado”. As franquias de terror “Amityville”, “Annabelle”, “Jogos Mortais”, “A Múmia”, “Sexta-Feira 13” e “Sobrenatural” mostram novos capítulos. Ainda na seara dos sustos, os estúdios prometem duas adaptações de Stephen King, “It” e “A Torre Negra”.

A lista continua: “Power Rangers”, “Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar”, duas animações do brinquedo Lego, “Kingsman 2” e mais uma reencarnação de Rei Arthur (“A Lenda da Espada”). É filme que não acaba mais.

Confira os 20 blockbusters de 2017 mais aguardados pelo Metrópoles, em ordem cronológica:

“Resident Evil – O Capítulo Final”
O casal Milla Jovovich e Paul W.S. Anderson (diretor) cometeu a façanha de melhorar a franquia baseada nos games de zumbi a partir do quarto filme. Alice retorna ao começo de tudo, a Colmeia, em Raccoon City, para um último confronto contra os mortos-vivos da Umbrella.

Estreia em 26 de janeiro

“John Wick – Um Novo Dia para Matar”
Não conhece John Wick? Pois devia. Keanu Reeves, astro de “Matrix”, emplacou outro herói de ação nesta franquia sobre um ex-assassino profissional que adora largar a aposentadoria. Com Chad Stahelski mais uma vez na direção, dá para esperar novamente uma potente mistura de artes marciais com cenas de tiroteio.

Estreia em 9 de fevereiro

“Logan”
A última encarnação de Hugh Jackman como o indestrutível Wolverine promete ser dramática. Em cenário de desolação pós-apocalíptica, o herói é um dos últimos mutantes que ainda perambulam pelo planeta. Com apoio do Professor Xavier, ele tenta superar seu já falho fator de cura para proteger Laura (a X-23), clone de Logan.

Estreia em 2 de março

“Kong – A Ilha da Caveira”
Por ora, esqueça o “King Kong” (2005) de Peter Jackson. Ainda sob o guarda-chuva da produtora Legendary, o monstro trocou a Universal pela Warner. O estúdio quer reconstruir o personagem para preparar um embate com Godzilla em 2020. Tom Hiddleston, Samuel L. Jackson, Brie Larson e John Goodman lideram o time de exploradores prestes a encontrar uma “surpresinha” numa ilha do Pacífico.

Estreia em 9 de março

“A Bela e a Fera”
Se o primeiro “A Bela e a Fera” (1991) entrou para a história como a primeira animação a ser indicada ao Oscar de melhor filme, a versão em live action (com atores) aposta em outros elementos. Convoca Emma Watson, estrela de “Harry Potter”, o diretor Bill Condon (de “A Saga Crepúsculo”) e o roteirista Stephen Chbosky, do adorado “As Vantagens de Ser Invisível” (2012).

Estreia em 30 de março

“Ghost in the Shell” (“Vigilante do Amanhã”)
Hollywood mostra sua versão do mangá de Masamune Shirow, história que mistura ciberterrorismo e cultura hacker. Obviamente, o remake será eternamente comparado ao anime homônimo de 1995. Scarlett Johansson, Juliette Binoche e o celebrado ator-diretor japonês Takeshi Kitano formam o elenco principal.

Estreia em 30 de março

“Velozes e Furiosos 8”
Aí está uma franquia que deu voltas e guinadas – com o perdão dos trocadilhos. Começou meio “Need for Speed”, entrou na espionagem, visitou o Rio de Janeiro e se estabeleceu como uma verdadeira família de foras da lei. Desta vez, Dominic Toretto (Vin Diesel) trai os amigos ao ser seduzido para o mundo do crime por Cipher (Charlize Theron).

Estreia em 13 de abril

“Guardiões da Galáxia Vol. 2”
Piadinhas internas, humor físico e viagens cósmicas. Mas a melhor coisa de “Guardiões da Galáxia” é mesmo a trilha sonora. O diretor James Gunn já prometeu uma seleção cuidadosa de gemas clássicas e obscuras. Enquanto ouvimos a mixtape, Peter Quill (Chris Pratt) busca ajuda dos amigos para desvendar suas origens.

Estreia em 4 de maio

“Alien – Covenant”
Ridley Scott, diretor de “Alien, O Oitavo Passageiro” (1979), retorna à franquia para comandar a sequência de “Prometheus” (2012), também assinado por ele. A bordo da nave Covenant, uma nova expedição de colonizadores desembarca em planeta desconhecido. Lá, encontram o androide David (Michael Fassbender) e um bando de xenomorfos.

Estreia em 18 de maio

“Mulher-Maravilha”
“Batman vs Superman” foi o blockbuster que mais dividiu opiniões em 2016. Entre outras coisas, serviu para apresentar Gal Gadot na primeira encarnação da Mulher-Maravilha no cinema. Ela presencia os horrores da Primeira Guerra Mundial e tentar dar um fim ao conflito. Direção de Patty Jenkins, de “Monster – Desejo Assassino” (2003).

Estreia em 1º de junho

“Carros 3”
A receitinha de filme trágico parece ter colado nos estúdios Disney/Pixar. Deu certo em “Toy Story 3” (2010): além da bilheteria parruda, recebeu indicação ao Oscar de melhor filme. “Carros 3” mostra nada menos do que um acidente automobilístico arrepiante envolvendo o protagonista Relâmpago McQueen. Um genuíno drama a motor, portanto.

Estreia em 15 de junho

“Transformers – O Último Cavaleiro”
Não perca a conta. Já é o quinto capítulo da guerra entre robôs alienígenas gigantes. Mas vamos admitir uma coisa: a chegada de Mark Wahlberg, no capítulo anterior (“A Era da Extinção”), deu uma arejada na franquia. O diretor Michael Bay retorna para narrar os dramas de Optimus Prime, que descobre ter sido o responsável pela destruição de sua terra natal.

Estreia em 22 de junho

“Homem-Aranha – De Volta ao Lar”
Tom Holland, o novo Aranha, deu uma palhinha em “Capitão América – Guerra Civil” do que poderemos ver em “De Volta ao Lar”: interação cômica com o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e o lado brincalhão do super-herói adolescente. O mascarado descobre seus poderes enquanto mede forças com o vilão Abutre (Michael Keaton).

Estreia em 6 de julho

“Planeta dos Macacos – A Guerra”
O reboot da clássica franquia “Planeta dos Macacos” conseguiu superar as expectativas e se consolidar em meio a tantos outros blockbusters. No terceiro filme, o bom diretor Matt Reves (“Cloverfield – Monstro”) retorna para narrar o embate mais violento entre César (Andy Serkis) e o Coronel (Woody Harrelson).

Estreia em 14 de julho

“Dunkirk”
Após anos à frente da trilogia “Batman” (2005-2012), o inglês Christopher Nolan voltou suas atenções para projetos ambiciosos em diferentes gêneros. Explorou o cosmos em “Interestelar” (2014) e, agora, dramatiza um dramático momento da Segunda Guerra Mundial. Entre maio e junho de 1940, a Operação Dínamo resgatou tropas aliadas cercadas por nazistas nas praias de Dunkirk (França).

Estreia em 21 de julho

“Blade Runner 2049”
Quando se fala em filmes de ficção científica, “Blade Runner” (1982) costuma ser apontado como o favorito de muita gente. Sob direção de Denis Villeneuve, do recente “A Chegada”, a trama avança 30 anos no tempo para encontrar o agente K (Ryan Gosling). Ele investiga eventos do passado e os mistérios em torno de Rick Deckard (Harrison Ford), sumido há décadas.

Estreia em 5 de outubro

“Thor – Ragnarok”
Com promessa de clima de fantasia e piadinhas internas entre os super-heróis, o terceiro filme de Thor reúne o perturbado Loki (Tom Hiddleston), Hulk (Mark Ruffalo) e Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch). Detalhes da trama ainda não foram divulgados. O neozelandês Taika Waititi, de “A Incrível Aventura de Rick Baker”, dirige a história.

Estreia em 2 de novembro

Marvel/Divulgação

“Liga da Justiça”
Um blockbuster sob pressão. A Liga da Justiça chega aos cinemas com a missão de resolver os problemas vistos em “Batman vs Superman” e “Esquadrão Suicida”, massacrados pela crítica. Fizeram boa bilheteria, mas cifras inferiores às aventuras da concorrente Marvel. O diretor Zack Snyder lidera o encontro de Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e Ciborgue.

Estreia em 16 de novembro

“Star Wars – Episódio VIII”
A Disney/Lucasfilm ainda colhe os frutos do spin-off “Rogue One” enquanto prepara o retorno da saga à cronologia oficial. Ainda sem subtítulo definido, o “Episódio VIII” deve registrar o renascimento de Luke Skywalker (Mark Hamill) e os últimos momentos da General Leia (Carrie Fisher). Revelados em “O Despertar da Força”, Rey, Finn e Poe seguem à frente da Resistência.

Estreia em 14 de dezembro

“Jumanji”
Continuação do sucesso de 1995, o novo filme promete prestar homenagem a Robin Williams. Na história, quatro adolescentes brincam com o tabuleiro mágico e ficam presos no mundo de “Jumanji”. Eles assumem as identidades de quatro personagens para vencer as criaturas e retornar à realidade. Dwayne Johnson e Kevin Hart, dupla cômica de “Um Espião e Meio” (2016), juntam-se a Jack Black e Karen Gillan no elenco.

Estreia em 22 de dezembro

Columbia Pictures/Divulgação

Compartilhar notícia