Artistas da cultura popular brasiliense ganham homenagem na CLDF

Sessão solene celebra carreiras de nomes como Martinha do Coco e Bumba Meu Boi de Seu Teodoro

DivulgaçãoDivulgação

atualizado 14/08/2019 15:08

Em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17 de agosto, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, nesta quarta-feira (14/08/2019), um evento para homenagear artistas locais que fazem parte da história, cultura e educação de Brasília. O evento, de iniciativa da deputada Arlete Sampaio (PT), é aberto ao público e acontece a partir das 19h, no plenário da Casa.

Candangos de nascimento ou de coração, os artistas que se apresentarão deixaram sua marca nas ruas da cidade, entre eles o pernambucano Tico Magalhães, líder do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

 

Homenageados

Maria José Sena Pereira Freire, ou Mestra Maria, é uma das fundadoras do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, criado em 1963, em Sobradinho. O grupo é formado por diferentes gerações de nordestinos e declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Um dos conjuntos artísticos mais antigos da capital, participou de importantes eventos da história da cidade.

Por fim, Marta Leonardo, conhecida como a Mestra Martinha do Coco, é artista e moradora do Paranoá há 30 anos. Iniciou sua carreira cantando samba de coco no Tambores do Paranoá (Tamnoá) e ajudou a fundar o Ponto de Cultura Tambores do Paranoá. Em 2013, virou Mestra da Cultura Popular por nomeação do Ministério da Cultura.

Sessão Solene – Dia do Patrimônio Cultural na CLDF
No dia 14/08/2019 (quarta), às 19h, no plenário da Casa. Entrada gratuita. Classificação indicativa: livre

Últimas notícias