Zoo de Brasília é o mais novo lar da ursa-de-óculos “Liz”. Veja fotos!
A fêmea, que pesa aproximadamente 60kg, veio de Salvador e desembarcou na capital federal para encontrar seu novo e primeiro parceiro
atualizado

O Zoológico de Brasília acolheu, na última quinta-feira (2/12), uma ursa-de-óculos. Batizada de Liz, a fêmea, que pesa aproximadamente 60kg, veio de Salvador e desembarcou na capital federal para encontrar seu novo e primeiro parceiro, o urso Ney.
Ney, como é carinhosamente chamado pela equipe, está sob cuidados do Zoo de Brasília desde 2017. Após pesquisa científica genealógica dos ursos nos zoológicos brasileiros, recomendou-se o seu pareamento com Liz devido à maior variabilidade genética entre os dois indivíduos. A expectativa é que o casal integre os programas de conservação internacionais para a conservação da espécie.
Veja fotos de Liz no Zoo:

Ursa-de-óculos Liz Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Ela pesa aproximadamente 60kg Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Fêmea desembarcou em Brasília na quinta-feira (2/12) Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Ela veio de Salvador para o Zoo de Brasília Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Liz foi trazida encontrar seu novo e primeiro parceiro Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

A expectativa é que o casal integre os programas de conservação internacionais para a conservação da espécie Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

O urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

A espécie encontra-se ameaçada de extinção Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Estimativas sugerem que existam menos de 5 mil indivíduos na natureza Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
Animal ameaçado de extinção
O urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul. Atualmente, a espécie encontra-se ameaçada de extinção pela perda gradual de habitat, o que a torna dependente de esforços em cativeiro para não desaparecer da natureza.
Algumas estimativas sugerem que existam menos de 5 mil indivíduos na natureza, mas, felizmente, é uma espécie que se reproduz bem sob cuidados humanos, o que aumentam as expectativas no casal Ney e Liz.
“A chegada da Liz tem o objetivo de contribuir efetivamente para a conservação da espécie por meio da reprodução em cativeiro. O nosso objetivo é que tanto Liz quanto Ney e seus filhotes façam parte dos programas de conservação internacionais. Se tudo der certo na reprodução, a gestação ocorre em sete meses, com um a três filhotes”, explica o diretor de mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.
Confira mais imagens da ursa:

Liz ficará em quarentena em um recinto temporário Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Recinto foi ambientado para acolher a fêmea Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

A ursa-de-óculos foi transportada para Brasília através de uma parceria do Zoo com a Latam Cargo e a Inframerica Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Ela veio em voo do programa Avião Solidário, da Latam Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Liz chegou na quinta-feira (2/12) Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

O Zoo de Brasília é seu mais novo lar Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Recinto conta com estruturas que remetem a seu habitat natural Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Urso-de-óculos é uma espécie que se reproduz bem sob cuidados humanos Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
Durante aproximadamente 30 dias, Liz ficará em quarentena em um recinto temporário, fora da área de visitação, para que sejam realizados todos os clínicos e comportamentais necessários. O recinto foi ambientado para acolher a fêmea, com estruturas que remetem a seu habitat natural, para garantir o seu bem-estar durante os cuidados da equipe técnica do zoológico. Enquanto isso, a equipe elabora estratégias de aproximação entre os dois indivíduos para que dê tudo certo no primeiro encontro.
A ursa-de-óculos foi transportada para Brasília através de uma parceria do Zoo com a Latam Cargo e a Inframerica, em voo do programa Avião Solidário, da Latam. Em 2021, o projeto transportou gratuitamente pelo país macacos, onças, tamanduás e aves, totalizando 16 animais de diferentes estados.
Em publicação no Instagram, o Zoológico de Brasília compartilhou imagens da chegada de Liz. Confira:
Ver essa foto no Instagram