Zoo de Brasília é o mais novo lar da ursa-de-óculos “Liz”. Veja fotos!

A fêmea, que pesa aproximadamente 60kg, veio de Salvador e desembarcou na capital federal para encontrar seu novo e primeiro parceiro

atualizado 05/12/2021 21:44

Urso preto em chão de barro com gramaMarcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

O Zoológico de Brasília acolheu, na última quinta-feira (2/12), uma ursa-de-óculos. Batizada de Liz, a fêmea, que pesa aproximadamente 60kg, veio de Salvador e desembarcou na capital federal para encontrar seu novo e primeiro parceiro, o urso Ney.

Ney, como é carinhosamente chamado pela equipe, está sob cuidados do Zoo de Brasília desde 2017. Após pesquisa científica genealógica dos ursos nos zoológicos brasileiros, recomendou-se o seu pareamento com Liz devido à maior variabilidade genética entre os dois indivíduos. A expectativa é que o casal integre os programas de conservação internacionais para a conservação da espécie.

Veja fotos de Liz no Zoo:

0
Animal ameaçado de extinção

O urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul. Atualmente, a espécie encontra-se ameaçada de extinção pela perda gradual de habitat, o que a torna dependente de esforços em cativeiro para não desaparecer da natureza.

Algumas estimativas sugerem que existam menos de 5 mil indivíduos na natureza, mas, felizmente, é uma espécie que se reproduz bem sob cuidados humanos, o que aumentam as expectativas no casal Ney e Liz.

“A chegada da Liz tem o objetivo de contribuir efetivamente para a conservação da espécie por meio da reprodução em cativeiro. O nosso objetivo é que tanto Liz quanto Ney e seus filhotes façam parte dos programas de conservação internacionais. Se tudo der certo na reprodução, a gestação ocorre em sete meses, com um a três filhotes”, explica o diretor de mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.

Confira mais imagens da ursa:

0

Durante aproximadamente 30 dias, Liz ficará em quarentena em um recinto temporário, fora da área de visitação, para que sejam realizados todos os clínicos e comportamentais necessários. O recinto foi ambientado para acolher a fêmea, com estruturas que remetem a seu habitat natural, para garantir o seu bem-estar durante os cuidados da equipe técnica do zoológico. Enquanto isso, a equipe elabora estratégias de aproximação entre os dois indivíduos para que dê tudo certo no primeiro encontro.

A ursa-de-óculos foi transportada para Brasília através de uma parceria do Zoo com a Latam Cargo e a Inframerica, em voo do programa Avião Solidário, da Latam. Em 2021, o projeto transportou gratuitamente pelo país macacos, onças, tamanduás e aves, totalizando 16 animais de diferentes estados.

Em publicação no Instagram, o Zoológico de Brasília compartilhou imagens da chegada de Liz. Confira:

Mais lidas
Últimas notícias