Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Vídeo: apresentação de piano no Zoo de Brasília surpreende animais

Foram aproximadamente 30 minutos de música clássica em um concerto exclusivo para os moradores do Zoológico de Brasília

19/08/2021 11:04
Compartilhar notícia
Zoológico/ Divulgação
Pianista toca para animais no Zoológico de Brasília

Os animais do Jardim Zoológico de Brasília tiveram um momento de descontração, com música clássica ao vivo, em uma segunda-feira – dia em que o local está fechado para visitantes. O pianista Wandrei Braga, a convite da Diretoria de Educação Ambiental e do Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), tocou o instrumento por aproximadamente 30 minutos em cada parada, na intenção de proporcionar relaxamento aos animais.

Elefante, girafa, babuíno-sagrado, casuar, emu e avestruz tiveram a oportunidade de presenciar um enriquecimento ambiental auditivo inédito. O objetivo foi de trazer algo novo aos animais, para que saiam da rotina. O artista tocou um repertório de músicas clássicas previamente selecionadas para o momento.

Assista à apresentação:

A bióloga e chefe do NBEA, Marisa Vieira, destaca a importância da observação comportamental de cada indivíduo antes, durante e depois das apresentações. “Cada animal aqui tem uma história e um passado. Isso quer dizer que cada animal vai ter uma interação diferente com a atividade, por isso fizemos anotações do comportamento dos animais quando começou a apresentação. Assim, será possível analisar e comparar com os dados anteriores realizados antes do concerto e chegar a uma conclusão acerca da interação em cada indivíduo”, explica.

No Zoológico de Brasília, foi a primeira vez em que aconteceu uma apresentação ao vivo de piano. A ideia é que, caso os resultados sejam positivos, os concertos ocorram com mais frequência, integrando o cronograma de atividades propostas pelo núcleo.

Vídeo: apresentação de piano no Zoo de Brasília surpreende animais - destaque galeria
4 imagens
Diversos animais foram contemplados com a apresentação
Anotações foram feitas, sobre a reação de cada animais à música
Esta foi a primeira vez que os animais tiveram contato com a música clássica
Pianista tocou por 30 minutos em cada parada
1 de 4

Pianista tocou por 30 minutos em cada parada

Zoológico/ Divulgação
Diversos animais foram contemplados com a apresentação
2 de 4

Diversos animais foram contemplados com a apresentação

Zoológico/ Divulgação
Anotações foram feitas, sobre a reação de cada animais à música
3 de 4

Anotações foram feitas, sobre a reação de cada animais à música

Zoológico/ Divulgação
Esta foi a primeira vez que os animais tiveram contato com a música clássica
4 de 4

Esta foi a primeira vez que os animais tiveram contato com a música clássica

Zoológico/ Divulgação

De acordo com a diretora de educação ambiental, Caroline Trombeta, a expectativa é que nas próximas vezes o público esteja presente. “Além de ser uma atividade muito enriquecedora para os animais, é um momento único de podermos promover a educação ambiental perante a sociedade com uma trilha sonora instrumental, ao vivo. Por isso, se os resultados forem positivos, a gente espera que a atividade se repita, mas desta vez com os nossos visitantes por perto”, esclarece. (Com informações da Agência Brasília)

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters