metropoles.com

Vídeo: ventania antes de chuva deixa estragos em Samambaia

Velocidade dos ventos assustou moradores da região. Registro feito por um comerciante da 401/403, em Samambaia norte, viralizou nas redes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto-ventania-em-samambaia
1 de 1 Foto-ventania-em-samambaia - Foto: Reprodução

Dois dias após os brasilienses experimentarem o gostinho do fim da seca, o Inmet já emitiu alerta para chuvas intensas e ventanias durante este fim de semana. Na tarde de sábado, moradores de Samambaia presenciaram a velocidade dos ventos que rondaram a região e se assustaram com os estragos causados por ela.

Em um vídeo enviado à reportagem, Paulo Roberto, dono de uma farmácia localizada na 401/403, em Samambaia Norte, captou o momento em que a ventania passou em frente a loja dele arrastando diversos objetos pela rua.

Confira as imagens:

Eduardo Sales, funcionário da farmácia, que estava no momento em que o vídeo foi filmado, disse ao Metrópoles que a situação foi “tensa” e o deixou “assustado”. “[O vento] destelhou algumas casas. Vários imóveis aqui da região foram danificados. Logo que esse vento passou, veio a chuva”, contou Sales.

Na manhã deste domingo (18/9), Eduardo afirmou, ainda, que foi possível ver as consequências deixadas pela ventania. Além da sujeira espalhada pela rua, casas e prédios tiveram os telhados arrancados pela força dos ventos.

Veja como ficou um prédio próximo à farmácia:

Em Santa Maria, uma forte ventania chegou a derrubar um poste no meio da rua. O vídeo foi enviado à reportagem por meio do Instagram do Metrópoles DF.

A volta da chuva

Desde sexta-feira (16/9) Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Ceilândia e Recanto das Emas registraram precipitações.

A chuva retornou após Brasília bater recorde de maior período de estiagem dos últimos 52 anos, com 131 dias sem chuvas. Considerando-se, porém, todo o DF, o intervalo é de 121, segundo o Inmet.

A expectativa dos brasilienses é de que a precipitação ajude a aliviar os recordes de temperatura no ano. Na quarta-feira (14/9), por exemplo, os termômetros marcaram 35,2ºC, o maior registro de 2022 até o momento. A umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.

A falta de chuva impulsionou, ainda, a queda no volume de água no reservatório do Descoberto — principal responsável pelo abastecimento hídrico do DF —, que atingiu 51,8% na quinta-feira (15/9), segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Apesar do percentual em queda, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Pedro Cardoso, disse que o DF não terá falta de água, como ocorreu há cinco anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?