metropoles.com

Vídeo: incêndio atinge vegetação perto do Mangueiral e da Papuda

Vídeos mostram as chamas queimando uma região ao lado do estacionamento da Penitenciária 2 (PDFII)

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CBMDF
Incêndio-na-Papuda1
1 de 1 Incêndio-na-Papuda1 - Foto: Divulgação/CBMDF

O Corpo de Bombeiros teve trabalho para controlar um grande incêndio florestal que atingiu a vegetação próximo ao Jardins Mangueiral, nesta terça-feira (17/09/2019). O fogo também chegou à área do Complexo Penitenciário da Papuda. Vídeos mostram as chamas queimando uma região ao lado do estacionamento da Penitenciária 2 (PDFII). Assista:

De acordo com a corporação, o incêndio começou no fim da manhã, perto do Jardins Mangueiral. Devido às condições de temperatura, umidade baixa e mudanças na direção do vento, as labaredas avançaram na direção da Papuda.

A fim de evitar que o fogo se propagasse ainda mais, os bombeiros atuaram na região com 40 militares, nove viaturas e duas aeronaves: um avião e um helicóptero. Até a última atualização deste texto, o trabalho permanecia. Por essa razão, ainda não é possível estimar o tamanho da área queimada.

Ocorrências se multiplicam

As queimadas em 2019 têm se multiplicado. De acordo com levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros, de janeiro a 15 de setembro deste ano, foram registradas 7.575 ocorrências de incêndios em vegetação. A área destruída é calculada em 10.188 hectares, equivalente a quatro vezes o tamanho do Guará. Para efeito de comparação, em todo o ano de 2018 foram 6.483 chamados e 7.642 hectares dizimados pelo fogo.

Dentre os casos computados neste ano, um resultou na morte da bombeira militar Marizelli Armelinda Dias , 31 anos. Ela e sua equipe combatiam uma queimada na QNL 2, em Taguatinga Norte, perto da Super Adega, na manhã de domingo (15/09/2019), quando um galho de árvore caiu sobre a rede de alta tensão. Os fios atingiram a soldado, mas ainda não há confirmação se ela recebeu uma forte descarga elétrica.

Marizelli ainda foi levada com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O óbito foi registrado no fim da tarde do domingo. O velório e sepultamento ocorreram nessa segunda (16/09/2019) com honras militares.

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?