Confira o que abre e fecha no feriado de 12 de outubro no DF

Os ônibus vão operar durante a terça-feira com a tabela horária de domingo. Já o metrô funcionará de 7h às 19h

atualizado 09/10/2021 7:29

Esplanada dos Ministérios, BrasíliaIgo Estrela/Metrópoles

Celebrado na próxima terça-feira (12/10), o feriado de Nossa Senhora Aparecida também é quando se comemora o Dia das Crianças. Em Brasília, um dos locais mais procurados na data costuma ser o zoológico, que vai funcionar normalmente, das 9h às 17h, com restrição de público de 2,5 mil pessoas devido à pandemia da Covid-19.

O brasiliense também pode aproveitar o dia de folga para visitar o Jardim Botânico, que abre no feriado, das 9h às 17h. O local apresenta várias opções de lazer, como área para caminhadas, piquenique e espaço para as crianças brincarem. Já o mirante da Torre estará aberto para visitação no dia 12 de outubro, das 9h às 17h45.

Veja, abaixo, os serviços que funcionarão no feriado:

Saúde

Para a área de saúde, o atendimento será somente nas emergências dos hospitais públicos e nas UPAs. Os CAPs, as UBSs e Farmácias de Alto custo estarão fechadas.

O Hemocentro não funcionará na terça-feira. No dia 11, que é ponto facultativo no DF, o atendimento acontecerá normalmente, por meio de agendamento, que pode ser feito pelo Agenda-DF ou pelo telefone 160 (opção 2).

Na Hora, Procon e conselhos tutelares

Os serviços do Na Hora, Procon-DF, Pró-Vítima e conselhos tutelares estarão fechados no feriado do dia 12. Já as unidades do Na Hora Perícia Médica Federal funcionarão nos dias 11 e 12.

Os conselheiros tutelares vão ficar de sobreaviso, 24 horas, para atender demandas urgentes, registradas pela Cisdeca, pelos telefones: 125 (número gratuito) e (61) 3213-0657 / 3213-0763 / 32130766.

Restaurantes comunitários, Cras, Creas e centros de convivência

No dia 12 de outubro, os 14 restaurantes comunitários do DF estarão fechados. Os Cras, Creas e centro de convivências também só reabrem na quarta-feira (13/10). Quanto às unidades de acolhimento, Centro Pop e de Proteção Social (UPS), elas vão funcionar normalmente, ficando disponíveis 24 horas.

Transporte público

Os ônibus vão operar durante a terça-feira com a tabela horária de domingo. Nos outros dias, a circulação é normal. Os passageiros podem conferir o horário das viagens por meio do site DF no Ponto.

Já o metrô funciona no dia 12 de 7h às 19h.

0

Forças de segurança

O Corpo de Bombeiros vai operar em regime de plantão de 24 horas, com atendimento por meio do número de telefone 193. O mesmo acontece com as delegacias da Polícia Civil, inclusive a da Mulher e a da Criança e do Adolescente. Os batalhões da Polícia Militar (PMDF) abrem e o policiamento segue normalmente.

A Defesa Civil manterá, durante o feriado, uma equipe de técnicos em regime de plantão de 24 horas. Em caso de intercorrências, o serviço pode ser acionado por meio dos telefones 193 ou 199.

Caesb e Neoenergia

Não haverá expediente na Companhia de Água e Esgoto do DF (Caesb). Mas as equipes de manutenção seguem trabalhando em regime de plantão. A Caesb reitera que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, além de alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, entre outros serviços.

Na Neoenergia, as equipes de emergência e o teleatendimento funcionarão em escala normal de trabalho, atuando 24 horas por dia. Em casos de falta de energia, a Neonergia pode ser acionada pelo WhatsApp, por meio do número (61) 3465-9318. Caso seja necessário falar com a companhia é só ligar para o 116.

Ceasa

O Ceasa funciona normalmente no feriado do dia 12.

Eixão do lazer

Na segunda-feira, o Eixão ficará aberto normalmente para o trânsito de veículos. Já na terça, o fluxo dos carros será interrompido para lazer dos pedestres, entre 6h e 18h. As operações de reversão na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Via Estrutural), na BR-070 e na DF-250 vão ser suspensas somente no feriado.

Coleta de lixo

No Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o funcionamento de algumas unidades será normal, como na coleta de lixo – tanto na convencional quanto na seletiva. O aterro sanitário também estará em operação normal. Já no serviço dos Papa-Entulhos, o efetivo será reduzido no dia 12.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informou que todos os parques do DF estarão abertos. Segue a lista com os horários de funcionamento dos parques:

• Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias das 8h às 18h

• Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias das 6h às 20h

• Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias 6h às 20h

• Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias das 6h às 20h

• Parque Ecológico Olhos d’água
Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 às 20h. Nos portões laterais: 6h às 18h.

• Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias das 6h às 22h

• Parque Ecológico de Águas Claras
Aberto todos os dias das 5h às 22h

• Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias das 6h às 22h

• Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias das 7h às 18h

• Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias das 6h às 18h

• Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias das 6h às 22h

BRB

Na segunda, o funcionamento das agências é das 9h às 14h, sendo reservado o horário de 9h às 10h para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. As agências localizadas nos shoppings funcionam das 10h às 14h.

No caso das 38 agências que estão fazendo a entrega do Cartão Gás, programa social do Governo do Distrito Federal, o horário de funcionamento na segunda segue estendido, das 8h às 16h. Para consultar o local e dia em que deve retirar seu cartão, o beneficiário do cartão gás deve acessar o portal gdfsocial.brb.com.br.

Últimas notícias