Vacinação antirrábica ocorre em 7 regiões do DF neste sábado. Veja locais e horários

Pontos de imunização em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina, Recanto das Emas e Sobradinho ficarão abertos até as 16h

atualizado 02/10/2021 12:44

Andre Borges/Agência Brasília

Neste sábado (2/10), é dia de vacinar os pets contra a raiva em sete regiões do Distrito Federal. A imunização antirrábica ocorre em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina, Recanto das Emas e Sobradinho. Os pontos de vacinação estarão abertos até as 16h ou as 17h, dependendo do planejamento de cada localidade.

Segundo a Secretaria de Saúde, o Distrito Federal não tem registrado casos de raiva nos últimos anos, porém, reforça a importância da vacina em cães e gatos, a partir dos 3 meses. A raiva leva à morte dos animais não imunizados em 100% dos casos. A doença pode atingir todas as espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.

Se não imunizados, os animais retêm o vírus da raiva na saliva e podem transmitir por meio de arranhões, lambidas e mordidas. No DF, o vírus rábico circula em quirópteros, como morcegos, e em bovinos e equídeos, como cavalos e burros.

O único caso de raiva humana no Distrito Federal foi registrado em 1978. O último caso diagnosticado de raiva em cães aconteceu em 2000 e, em gatos, em 2001.

A campanha antirrábica no DF está em conformidade com o programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde.

Saiba onde vacinar cães e gatos neste fim de semana aqui.

Últimas notícias