Ao som do Hino Nacional, com a troca da Bandeira do Brasil e as manobras da Esquadrilha da Fumaça, o governador Ibaneis Rocha (MDB) abriu as comemorações do aniversário de 59 anos de Brasília (veja abaixo a programação completa). Segundo o chefe do Executivo, o Distrito Federal está em uma fase de mudanças. “Que vai ser contínua, melhorando todos os equipamentos públicos, trazendo mais infraestrutura e investindo muito na geração de emprego e renda. Muita coisa boa veremos até completar os 60 anos de Brasília”, afirmou.

Nesta manhã, o emedebista reabriu o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Praça dos Três Poderes. Além da unidade, o GDF reinaugurou outras duas: no Setor Hoteleiro Sul e no Setor Hoteleiro Norte. Segundo a Secretaria de Turismo, o serviço de informação estará de portas abertas todos os dias da semana, das 9h às 18h. O governo promete reabrir outros dois, na Torre de TV e no Aeroporto de Brasília. Além disso, negocia levar o serviço para a Rodoviária Interestadual.

Em uma avaliação deste início de governo, Ibaneis disse que o GDF deu as ferramentas para o setor produtivo voltar a empregar. “Cuidei do Destrava, liberando licenças e alvarás, descentralizando os serviços na Secretaria de Habitação. Coloquei na mão deles algo que pediam há muito tempo, o fim da Difal, e agora vou sancionar o projeto. Dei condições para que os empresários voltassem a investir através da redução de tributos”, afirmou.

Alinhado com o emedebista, o vice-governador Paco Britto (Avante) acredita que o DF virou a chave da crise. “O DF vai superar os desafios de saúde, educação e segurança, com certeza absoluta”, emendou.

Apresentação
A fisioterapeuta Daniela Takahashi, de 40 anos, levou os filhos para assistirem às manobras da Esquadrilha da Fumaça. Os pequenos Caio Takahashi, 9 anos e Isabela Takahashi, 7, se maravilhavam com cada manobra e desenho dos aviões no ar. “É muito lindo. É importante para a gente valorizar o nosso país e comemorar junto à nossa capital, que é muito nova ainda”, disse a mãe.

Na avaliação de Daniela, por enquanto, o governo de Ibaneis Rocha tem pontos positivos, mas precisa fazer ajustes. “Vamos ver se ele vai conseguir cumprir tudo aquilo que já comentou. Ele está indo bem no combate ao crime. Isso é muito bom, porque a população está muito insegura”, comentou. “Agora, só falta a Educação. Ainda não está legal. É preciso valorizar o professor”, sugeriu.

Emocionado com as manobras da Esquadrilha da Fumaça, o corretor de imóveis Marcos de Oliveira Santos, 46, morador de Taguatinga, deu um carinhoso abraço na mãe, Maria Rosa de Oliveira Santos, 74. “Esse abraço foi por nossa família e por Brasília. Acho a esquadrilha excepcional. É uma forma de patriotismo”, declarou.

Do ponto de vista de Marcos, a gestão do emedebista precisa melhorar. “O governo ainda está meio apagado. Está faltando ele dar a cara dele para Brasília, mas ainda dou um voto de confiança”, explicou.

Na Esplanada dos Ministérios:

Palco Brasília
10h – Dow Jones
11h – Sapekaí
12h – Juliana Marques
13h – Luciano Ibiapina
14h – Galo Cego
15h – O Bando
16h – Capitão do Cerrado
17h – Dhi Ribeiro
18h – Paraná
19h – Lupa
20h – Dona Cislene
22h30 – Aborto Elétrico
Barão e Mauá nos intervalos das bandas, entre 13h e 18h

Palco Ipê Amarelo
14h – Daniela Firme
16h – Surf Sessions convida PJ + Digão e Canisso, Raimundos
18h – Intervalo DJ
19h – Projeto Identidade: Henrique e Ruan + Pedro Paulo e Matheus
21h – Anitta
23h – Bloco Eduardo e Mônica – Convidados e participações: Marceleza – Maskavo / Scalene

Palco Gastronômico
10h – Gustavo Trebien
11h30 – Diego Azevedo
13h – Allan Massay
14h30 – Diboresti
16h – Distintos Filhos
17h30 – Magoo
19h – Real Samba

Mosaico Culturas Populares, das 9h às 16h
Capoeira Mãe África
Maculelê
Balé Junino
Grupo Pellinsky
Bateria Furiosa

Programação da Troca da Bandeira comemorativa ao aniversário de 59 anos de Brasília:
09h – Apresentação do efetivo ao governador (início da solenidade)
09h30 – Desfile da tropa
09h50 – Encerramento da solenidade de Troca da Bandeira
10h – Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
10h30 – Demonstrações Técnico-Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) com rapel e tirolesa a partir do Congresso
11h – Reabertura do CAT Casa de Chá com apresentação de Quarteto da Escola de Música (Oboé, Viola, Violoncelo e Violino) e repertório Wolfgang Amadeus Mozart.
11h30 – Atividades Físicas RunWay Life Place

Atrativos ao longo da manhã cívica, na Praça dos Três Poderes, das 9h às 12h:
Exposição de veículos e equipamentos militares
Interação com animais adestrados
Interação com Trupe Circense
Tenda SESC de Educação e Cultura
Oficina de Ilustração e Pintura Livre
Biblioteca Volante BiblioSESC
Unidade Móvel RunWay Life Place para avaliação física
Expresso Ambiental Caesb
Food Trucks
Distribuição de água
Presença de guias de turismo
Micro-ônibus da TCB fazendo o transporte de turistas no Eixo Monumental