Publicação de edital para implantação de zona verde é aprovada

Conselho Gestor de PPP autoriza também concessão para pesagem eletrônica de caminhões e pátio de apreensões do DER

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 12/04/2019 7:33

O Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas (PPP) do Governo do Distrito Federal aprovou para os próximos dias a publicação de um edital de licitação de empresas interessadas em gerir estacionamentos e o controle de bilhetagem do Zona Verde. Coordenado pelo governador Ibaneis Rocha, o grupo dá início à ação de ordenamento e desafogamento do tráfego do trânsito na região central do Plano Piloto e nas regiões administrativas próximas ao metrô.

“Vamos reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais. Também estamos trabalhando para criar bolsões de estacionamento mais barato, ou mesmo gratuito, para que as pessoas tenham a opção de deixar seus veículos”, informou o governador, durante o balanço de 100 dias de governo, nessa quarta-feira (10/4). A proposta é estimular o uso do transporte público, principalmente por moradores de regiões administrativas que trabalham no Plano Piloto.

Conforme o rito de tramitação deste procedimento, a partir do edital as empresas terão prazo de 90 dias para elaborar e apresentar seus estudos. Daí em diante, será elaborado um modelo para a parceria e, após aprovação deste, iniciados os procedimentos para formalização da PPP.

Serão feitos bolsões de estacionamento privilegiando locais próximos dos transportes coletivos – estações de metrô, do VLT e de paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas – com uma tarifa mais baixa nas regiões administrativas. No Plano Piloto, projetos de estímulo à micro mobilidade – bicicletas e patinetes – já foram iniciados.

Caminhões pesados
Também foi autorizado a divulgação de um edital para a instalação de balanças eletrônicas de caminhões nas rodovias geridas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A falta de controle de cargas transportadas por esses veículos – colocando em risco a população e comprometendo o asfalto da cidade – levará também à construção de um pátio específico para apreensão de caminhões em condições irregulares. Atualmente, esses veículos têm se juntado a outros de pequeno porte no pátio do Departamento de Trânsito (Detran) do DF, na Asa Norte, já sobrecarregado.

O Conselho Gestor de PPPs é formado, além do governador, pelos secretários de Projetos Especiais, Everardo Gueiros; da Casa Civil, Eumar Novacki; de Fazenda Planejamento e Gestão, Andre Clemente; de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos Júnior; de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; e dos presidentes da Terracap, Gilberto Occhi; e da SLU, Felix Angelo.

Últimas notícias