metropoles.com

Placa solta provoca interdição e complica trânsito na Ponte JK

Técnicos da Novacap foram ao local fazer vistoria e avaliarão danos e riscos provocados pela soltura da peça de borracha e ferro

atualizado

Compartilhar notícia

Corpo de Bombeiros/ Divulgação
bombeireo
1 de 1 bombeireo - Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

O trânsito na Ponte JK foi parcialmente interditado na tarde desta terça-feira (03/09/2019), após serem encontradas fissuras no asfalto. O local está sob responsabilidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Uma faixa da pista em sentido ao Lago Sul precisou ser fechada, o que causou um grande congestionamento na região.

Uma equipe da Companhia Urbanizadora da Nova capital do Brasil (Novacap) foi acionada e faz vistoria no local. Até a última atualização desta reportagem, a informação passada pelos bombeiros era de que uma das placas de ferro da estrutura que auxilia na sustentação da ponte se soltou.

Veja como está o trânsito na região:

Esta não é a primeira vez que as peças, compostas de borracha e ferro, se soltam da estrutura da Ponte JK. No ano passado, em meio a vistorias feitas em dezenas de viadutos de Brasília após o desabamento da Galeria dos Estados, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) emitiu um alerta e interditou o local. Durante um dia inteiro, uma das faixas ficou fechada, sendo liberada somente no dia seguinte. Na ocasião, técnicos do órgão garantiram que as fissuras na JK não colocam em risco a estrutura da ponte.

O Governo do Distrito Federal (GDF) prepara, para o segundo semestre de 2019, um megapacote de obras a serem executadas, entre elas uma reforma na Ponte JK. Inaugurado em dezembro de 2002, o elevado vai receber cerca de R$ 30 milhões em melhorias, de acordo com o governo local.

Segundo o secretário de Obras, Izídio Santos, vão ser lançadas as licitações para manutenção das pontes JK e Costa e Silva, entre outros empreendimentos. “São obras necessárias”, resumiu o gestor. Até então, a reforma do elevado com o nome do fundador de Brasília estava travada na Justiça, mas o governo conseguiu superar o entrave e vai colocar o pregão na rua em breve. “Será uma obra de manutenção e reforço da estrutura”, explicou.

O custo total de melhorias em diversas áreas do DF é estimado em R$ 1 bilhão. Além da ponte, há previsão, ainda, para reformas em escolas e hospitais públicos, calçadas e nas principais avenidas de regiões administrativas.

Em nota, a Novacap garantiu que o incidente ocorrido na tarde desta terça na Ponte JK “não representa risco para o monumento”. “Trata-se de vibração ocasionada pelo tráfego de veículos, fazendo com que alguns parafusos, que prendem as juntas de dilatação ao tabuleiro, sofressem afrouxamento, ocasionando o desprendimento da placa”, disse o órgão, no documento.

A Companhia disse, também, que ainda neste mês será realizada uma licitação para substituição das juntas de dilatação danificadas. Os técnicos do órgão que estiveram no local para medir a placa metálica que deve ser confeccionada para o reparo emergencial. “A previsão é de que a placa seja instalada amanhã, para posterior liberação da pista interditada”, finalizou a companhia.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?