Tráfico de aves: cinco papagaios-verdadeiros são resgatados no DF

Ação realizada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística visa combater a venda ilegal de animais silvestres

PCDF/DivulgaçãoPCDF/Divulgação

atualizado 25/07/2019 22:23

Cinco espécimes da ave conhecida como papagaio-verdadeiro foram apreendidas nesta quinta-feira (25/07/2019), em Sobradinho, pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A Operação Amazona visa combater o tráfico de animais silvestres.

A ação foi batizada com o nome científico da espécie: Amazona aestiva, que já chegou a ser classificada como “quase ameaçada”. Esse status só é atribuído aos animais com grandes probabilidades de chegarem ao patamar de “ameaçados” em um futuro próximo, já que a retirada deles da natureza sem nenhum critério, aliada à alteração e perda do ambiente onde vivem, pode contribuir para sua extinção.

De acordo com a Dema, as investigações para combater o tráfico de animais silvestres estão sendo intensificadas em razão da região Centro-Oeste ter se tornado rota desse tipo de crime, principalmente com relação a bichos levados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da Região Norte. O papagaio é considerado o principal alvo do comércio irregular em razão de sua coloração vistosa e, principalmente, de sua habilidade para imitar a fala humana.

Veja fotos dos papagaios resgatados: