metropoles.com

TCDF recusa pedido de suspensão do novo modelo de saúde

Os conselheiros da Corte de Contas rejeitaram representação do MPC que questionava a criação do Iges sem passar pelo Conselho de Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/ Metrópoles
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
1 de 1 Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

O conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recusaram, nesta terça-feira (19/2), as representações que questionavam a expansão do modelo de administração do Instituto Hospital de Base (IHBDF). Os documentos, um elaborado pelo Ministério Público de Contas (MPC-DF), outro pelo distrital Chico Vigilante (PT), tinham como principal argumento a criação do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) sem a anuência do Conselho de Saúde antes da análise pela Câmara Legislativa (CLDF).

O MPC e Vigilante pediam a suspensão do novo modelo de saúde do DF. O TCDF, contudo, argumentou que “a matéria tratada nas representações não tem enquadramento nas competências do Tribunal de Contas”.

“O plenário do TCDF acolheu o voto do relator, no sentido de não conhecer das representações formuladas, respectivamente, pelo MPC-DF e pelo deputado distrital Chico Vigilante, tendo em vista que as peças não preenchem o requisito de admissibilidade”, informou a assessoria de imprensa da Corte de Contas.

A representação do MPC-DF questionava o texto aprovado pela CLDF no dia 24 de janeiro que amplia o modelo de gestão adotado no Hospital de Base para seis unidades de pronto-atendimento (UPAs) e o Hospital Regional de Santa Maria.

A medida foi enviada ao TCDF em 4 de fevereiro e rejeitada nesta terça. Ainda havia sido solicitada cautelar pela qual a Secretaria de Saúde teria cinco dias úteis para comprovar que consultou o Conselho de Saúde antes da edição do projeto de lei. No entanto, esse pedido também foi negado pelo TCDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?