STJ nega pedido de habeas corpus de piloto que agrediu adolescente

Defesa de Pedro havia feito o pedido nessa quinta-feira (5/2), e, com a negativa do habeas corpus, o piloto seguirá preso na Papuda

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Pedro Turra, piloto que agrediu adolescente, é preso novamente - Metrópoles
1 de 1 Pedro Turra, piloto que agrediu adolescente, é preso novamente - Metrópoles - Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus do piloto Pedro Turra, 19, preso por agredir um adolescente de 16 anos e o deixar em estado grave em uma unidade de terapia intensiva (UTI). A defesa havia feito o pedido nessa quinta-feira (5/2).

Com a decisão, Pedro seguirá preso em uma cela individual no Complexo Penitenciário da Papuda após decisão do diretor do presídio – oficializada pelo diretor-geral do Centro de Detenção Provisória (CDP) nessa terça-feira (3/2).

Esse é o segundo pedido de habeas corpus negado pela Justiça. Na segunda-feira (2/2), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) negou o pedido da defesa do jovem.

O advogado de Turra, Eder Fior, alega que o paciente cumpre os requisitos para a liberdade, como residência fixa, ausência de antecedentes e colaboração com a Justiça.

A defesa invocou, ainda, o risco à sua integridade física no presídio como fundamento para a substituição da prisão por medidas cautelares alternativas.

Além disso, o advogado conta que o jovem foi ameaçado por um servidor da Polícia Penal e também por outros presos.


Entenda o caso:

  • Pedro Turra e um adolescente de 16 anos se envolveram em uma briga, na noite de 22 de janeiro, em Vicente Pires (DF).
  • Durante a briga, Pedro jogou um chiclete mascado em um amigo e o adolescente respondeu que não deixaria barato se a situação tivesse ocorrido com ele.
  • Em seguida, a briga começou. Vídeos gravados por testemunhas mostram Pedro e o adolescente se agredindo mutuamente.
  • Em certo momento, o piloto dá um soco que faz o rapaz bater a cabeça em um carro. Ele parece perder as forças, e colegas, enfim, separam a briga.
  • Gravemente ferido, o menor que bateu a cabeça no carro foi levado ao Hospital Brasília, em Águas Claras, onde permanece intubado em estado gravíssimo. Ele vomitou sangue ao ser socorrido.
  • Pedro Turra deve responder por lesão corporal grave, mas a tipificação do caso pode mudar conforme o quadro de saúde do adolescente internado.
  • No depoimento, Turra disse que não queria machucar o adolescente e apenas estava tentando evitar as agressões.
  • Ele também pediu perdão ao jovem e à família dele.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?