Shoppings, parques, Eixão. Veja o que funciona no feriado de Corpus Christi

Comércio vai aproveitar fim da suspensão de atividades para funcionar. Eixão e W3 Sul estarão liberados para uso da comunidade

atualizado 11/06/2020 16:16

Conjunto nacional -reabertura de shopping provoca filas nas entradas.jpgRafaela Felicciano/Metrópoles

Nesta quinta-feira (11/6), é celebrado o Corpus Christi, comemoração litúrgica católica, apenas alguns estabelecimentos e órgãos públicos funcionarão. No entanto, o feriado marca a volta do Eixão do Lazer, que havia sido descontinuado como medida preventiva à pandemia do coronavírus.

O fluxo de veículos será interrompido das 6h às 17h no trecho que corta as asas Norte e Sul de Brasília. O projeto passa, a partir de agora, a englobar também a W3 Sul (quadras 502 a 516). O GDF não autorizou a presença de ambulantes no local.

O comércio autorizado a abrir em Brasília deverá se adequar às restrições impostas pelo Governo do Distrito Federal para evitar o contágio do coronavírus no DF. Os shoppings funcionarão das 13h às 21h. Cinemas, áreas de lazer e de alimentação continuam proibidos.

O comércio de rua também está autorizado a funcionar. Os mercados da cidade igualmente abrirão as portas. As farmácias terão expediente facultativo, exceto as que estão na escala de plantão, que são obrigadas a abrir.

Restaurantes e bares não podem servir refeições, mas continuarão ofertando almoço, bebidas e lanches por delivery ou takeout.

O Sesc-DF informa que todos os serviços de vendas de marmitas, consultas, atendimento médico, de assistência social, cultura e esporte não funcionarão durante o feriado de Corpus Christi. A medida vale a partir desta quinta-feira (11/06) e seguirá até domingo (14/06). As atividades voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (15/06) e permanecerão ativas enquanto o Distrito Federal estiver enfrentando a pandemia do coronavírus.

O Senac-DF também estará fechado, mantendo abertas apenas as unidades que estão produzindo máscaras.

Confira abaixo o que funcionará e o que será interrompido nesta quinta-feira (11/06):

Saúde

As emergências dos hospitais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionam 24 horas. Ambulatórios dos hospitais e unidades básicas de saúde (UBS) não funcionarão.

Hemocentro

Não abrirá nesta quinta-feira (11/06). O atendimento será retomado na sexta (12/06), das 7h às 18h.

Transporte

Metrô

O metrô funcionará das 7h às 19h.

Ônibus

Os ônibus operarão com a escala de domingo. No período entre 6h e 17h, os coletivos não vão passar pela W3 Sul. No sentido Sul-Norte, os ônibus passarão pela W4, e no sentido Norte-Sul, os veículos vão circular pela W5.

Isso vai acontecer todos os domingos e feriados, somente na Asa Sul.

Segurança

Corpo de Bombeiros Militar

Feriados não alteram o serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O serviço operacional funciona em regime de escala e ininterruptamente.

Polícia Militar

O serviço operacional da corporação funcionará normalmente.

Polícia Civil

Funcionará em regime de plantão de 24 horas. Registros pela Delegacia Eletrônica podem ser feitos normalmente.

Também funcionam 24h a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCAs 1 e 2).

Detran

Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF. Os serviços de fiscalização e engenharia funcionam em escala especial.

Shoppings

Funcionarão das 13h às 21h. Cinemas, áreas de lazer e de alimentação continuam proibidos.

Lazer

Parques abrem normalmente. Já os espaços culturais, Torre de TV e Zoológico permanecem fechados.

0

Mais lidas
Últimas notícias