Semáforos desligados complicam o trânsito no Eixo Monumental.
O desligamento dos equipamentos resultou no fechamento de três acessos e na interdição parcial de alguns trechos do Eixo Monumental

Semáforos do Eixo Monumental, uma das principais vias de Brasília (DF), amanheceram desligados nesta quarta-feira (23/9). A situação complica o trânsito no local, que teve três acessos completamente fechados e outros trechos parcialmente interditados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
Veja:
Os motoristas foram surpreendidos pelos equipamentos desligados nos dois sentidos da pista, na altura da Câmara Legislativa do DF, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), do Palácio do Buriti e do Tribunal de Contas (TCDF).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasA falta de funcionamento também prejudicou a passagem de pedestres. Muitos se arriscaram a passar entre os carros em movimento na pista.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFSegundo o Detran-DF, os semáforos estão desligados devido à falta de energia elétrica na região do Memorial JK, no Eixo Monumental.
Como medida de segurança viária, foram realizados fechamentos totais em três acessos:
- Alça S1 – N1, na altura da Praça do Cruzeiro;
- Alça S1 – N1, na altura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT);
- Alça N1 – S1, na altura do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
Para garantir a circulação e a segurança viária, foi mantida uma faixa de aceleração livre no acesso à antiga sede do Detran-DF para a N1.
Também permanecem disponíveis duas faixas na saída para a S1, em frente à Praça do Cruzeiro, e duas faixas na saída do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) para a S1.
No início do período desta manhã, as equipes do Detran-DF realizarão nova avaliação dos fluxos de veículos e pedestres, a fim de verificar a necessidade de eventuais ajustes nas intervenções.
Nos pontos de maior fluxo de pedestres, segundo o Departamento de Trânsito, equipes de fiscalização foram escaladas para o controle manual de travessia.
Falta de energia
Segundo a Neoenergia, concessionária responsável pela distribuição de energia na capital, uma tubulação de água causou o alagamento da área de uma Estação Transformadora. Em razão disso, foi necessária a realização de uma manobra operacional para isolar a unidade, o que exigiu o desligamento dos semáforos da região.
“Por esse motivo, foi necessário realizar uma manobra para isolar a instalação e, com isso, os semáforos da região precisaram ser desligados”, informou em nota.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informou que a interrupção ocorreu às 18h30 da última terça-feira (22/9) e que as equipes atuam, desde então, para reparar a rede de água danificada. Segundo a companhia, os trabalhos devem ser concluídos ainda na manhã desta quarta-feira (23).
Até a finalização dos reparos pela Novacap e a liberação do local, os semáforos permanecerão fora de operação. A Neoenergia acompanha a situação e está preparada para restabelecer o fornecimento de energia assim que houver condições seguras para acessar a instalação.
Inicialmente, a Neoenergia havia informado que a tubulação de água danificada era da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), no entanto, a empresa esclareceu, por meio de nota, que o vazamento citado não tem qualquer relação com a companhia nem com as redes de abastecimento de água operadas pela companhia.
“Não procede qualquer associação equivocada entre o vazamento registrado no local e a rede de abastecimento da Caesb”, afirmou em nota.












