metropoles.com

Polícia Civil registra 10 estupros no Distrito Federal, revela Sinpol

Balanço de criminalidade foi divulgado nesta segunda-feira (10/12) pela entidade, GDF diz que delitos estão em queda

atualizado

Compartilhar notícia

iStock/Foto ilustrativa
Horror woman behind the matte glass blood stain.
1 de 1 Horror woman behind the matte glass blood stain. - Foto: iStock/Foto ilustrativa

Dez pessoas foram estupradas no Distrito Federal e houve uma tentativa não consumada, entre sexta-feira (7/12) e domingo (9), de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). Conforme a entidade, houve, ainda, nove atentados contra a vida, sendo um latrocínio e um homicídio.

No fim da tarde de sábado (8), o instrutor de mergulho Luciano Heusner, 41 anos, foi assassinado em uma estrada de terra no Lago Sul. Segundo a Polícia Civil do DF, o caso é tratado como latrocínio (roubo seguido de morte) e o suspeito está sendo procurado pelos investigadores.

A vítima estava em um carro no local com a namorada, a médica veterinária Patrícia Arrais, 45. Segundo informações repassadas pela PCDF, o casal foi abordado por um desconhecido armado. O suspeito portava faca e arma de fogo.

O criminoso exigiu que o motorista parasse o carro. Assim que o pedido foi atendido, ele amarrou a médica e a deixou no mato. Ela conseguiu se soltar e, depois, localizou o namorado já sem vida. Ele também estava amarrado e tinha diversas perfurações no corpo. De acordo com a PCDF, tudo indica que o homem foi morto a facadas.

Ainda segundo o relatório do Sinpol, em média, o DF registrou mais de quatro assaltos por hora no período analisado – desses, 217 a pedestres. Os roubos com restrição de liberdade, também conhecidos como “sequestro relâmpago”, somaram quatro ocorrências entre sexta (7) e domingo (9). Roubos em parada de ônibus, de veículos e em transporte coletivo totalizaram, respectivamente, 28, 17 e 10 registros, entre sexta e domingo.

“Os números, contudo, podem ser bem maiores, sobretudo porque 15 delegacias deixaram de funcionar à noite e aos fins de semana durante a gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) – um feito inédito na história de Brasília. Assim, a sensação de insegurança nas ruas aumenta”, diz nota divulgada pelo Sinpol-DF.

O outro lado
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP/DF) destacou que é a fonte oficial autorizada a divulgar os dados relativos às ocorrências criminais, “com transparência e integralmente baseados nos registros feitos nas delegacias de Polícia”.

“Para se ter uma visão mais precisa do cenário da Segurança Pública do DF, os números da criminalidade divulgados pela SSP são mensais e acumulados do ano, sempre comparados ao mesmo período do ano anterior”, assinalou.

Por fim, destacou que, de acordo com o último balanço da criminalidade divulgado pela SSP/DF, relativo ao mês de novembro e acumulado do ano, manteve a tendência de queda com 30% a menos que o mesmo mês de 2017. “Isso representa 15 vidas preservadas somente no mês passado”.

“Em relação aos homicídios, a redução foi de 28,3% no mesmo período de comparação. É o menor índice do mês de novembro dos últimos 18 anos, quando o crime passou a ser registrado pela vítima. No acumulado do ano, janeiro a novembro, os homicídios caíram 8,6% em relação ao mesmo período de 2017”, informou a pasta.

Criminalidade em números (entre 7 e 9 de dezembro de 2018)*

Homicídio (tentativa) – 6
Homicídio (consumado) – 1
Latrocínio (consumado) –1
Latrocínio (tentativa) –1
Estupro (tentativa) – 1
Estupro (consumado) – 10
Roubo a pedestre – 217
Roubo em parada de ônibus – 28
Roubo de veículo –  17
Roubos diversos – 12
Roubo em transporte coletivo – 10
Roubo a comércio – 9
Roubo em residência – 5
Roubo com restrição de liberdade – 4
Roubo em posto de combustível – 4
Roubos diversos – 12
Estelionato – 94
Furto de celular – 100
Furto em interior de veículo – 79
Furto de veículos – 58
Furto em comércio – 28
Furto a pedestres – 27
Furto de placas veiculares – 6
Furto em escola – 4
Furtos diversos – 167

*Dados fornecidos pelo Sinpol-DF

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?