Mala com suspeita de bomba no Memorial JK só tinha roupas

Funcionários contaram ao Metrópoles que uma mala verde foi encontrada no estacionamento do local. Bagagem, agora, passará por perícia

Fotos Hugo Barreto/MetrópolesFotos Hugo Barreto/Metrópoles

atualizado 11/11/2019 12:26

Equipes do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e da Polícia Militar (PMDF) foram acionadas para atender denúncia de suspeita de bomba no Memorial JK na manhã desta segunda-feira (11/11/2019). Depois de quase duas horas, especialistas descartaram a possibilidade de um artefato com perigo de explodir. Em princípio, só havia roupas no interior.

Funcionários do espaço contaram ao Metrópoles que uma mala verde foi encontrada no estacionamento, ao lado do veículo do ex-presidente Juscelino Kubitschek em exposição, e as forças de segurança foram chamadas.

A Polícia Militar desencadeou a Operação Petardo e o Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) está no local. Não houve a necessidade de fazer a evacuação do prédio.

Depois da primeira análise, a ameaça de explosivo foi descartada. Logo depois, segundo capitão Sousa Mendes, do Corpo de Bombeiros, os perigos químico e radiológico também acabaram afastados. De acordo com o major Fabiano de Oliveira, dentro da mala só havia roupas. A Polícia Civil (PCDF) fará a perícia.

A cidade está em uma semana com segurança reforçada, em razão do encontro do Brics, que ocorre em Brasília.

 

O Brics é formado por cinco grandes países emergentes — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — que, juntos, representam cerca de 42% da população mundial, 23% do produto interno bruto (PIB), 30% do território do planeta e 18% do comércio global.

A XI Cúpula do grupo ocorrerá nesta quarta-feira (13/11/2019) e quinta (14/11/2019), no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

É a segunda vez que o encontro é realizado em Brasília. Na primeira edição, ocorrida em 2010, o evento defendeu temas referentes à reforma do sistema financeiro mundial. Na oportunidade, os líderes assinaram acordo de cooperação para facilitação do financiamento de obras e projetos de energia e infraestrutura.

Últimas notícias