Carnaval 2019: segurança montará “Cidade Policial” na Torre de TV

Esquema estará concentrado na área central. Garrafas de vidro e objetos cortantes serão apreendidos pelos policiais

DANIEL FERREIRA/METRÓPOLESDANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

atualizado 22/02/2019 12:40

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou o esquema de segurança para o Carnaval 2019. A comandante da Polícia Militar (PM), Sheyla Sampaio, informou que o efetivo previsto para os eventos, incluindo os de pré-Carnaval e pós-folia, é de 7,5 mil policiais militares.

De 1º a 5 de março, será instalada a “Cidade Policial” na Torre de TV. No local, ocorrerá a concentração das viaturas dos órgãos de segurança e comando móvel. Além disso, haverá monitoramento das câmeras – 439 no total – para medidas emergenciais.

Haverá emprego efetivo extra em todos os batalhões de área nas regiões administrativas em que ocorrerá eventos de Carnaval. As unidades especializadas, como Rotam, Gtop, Bope, cavalaria, operações aéreas e policiamento de trânsito, reforçarão o efetivo.

Já a Polícia Civil do DF terá dois delegados de plantão na 5ª DP (Área Central) e aumento de efetivo nas delegacias da Criança e do Adolescente e Especializada de Atendimento à Mulher durante os dias de folia.

Os policiais militares farão revista pessoal nas imediações dos blocos. Os foliões serão orientados a não levarem garrafas de vidro e materiais cortantes, que serão apreendidos.

Esquema dos blocos
Os 201 blocos confirmados para animar o Carnaval de Brasília deste ano contarão com até seis horas para brincar e uma hora, após a folia, para dispersar. Os horários de término dos eventos por área também estão decididos. Nas zonas residenciais, os blocos param às 20h, enquanto nas comerciais a folia vai até as 22h.

Quem quiser festejar por mais tempo deverá se dirigir aos setores carnavalescos Sul e Norte, onde os blocos ficarão até a meia-noite; e aos setores carnavalescos Cívico e do Estádio Nacional, onde a brincadeira vai até as 2h. Os organizadores dos eventos estimam atrair mais de 1,6 milhão de foliões, número que, de acordo com a Secretaria de Cultura, pode chegar a 2 milhões com a vinda de turistas a Brasília.

Esquema de segurança para os dias de folia
Policiais Militares: 7,5 mil PMs atuarão nos dias de folia
Delegacias que terão reforço durante o Carnaval: as de plantão, especialmente a 5ª DP, a Deam e a DCA
Detran: 870 agentes de trânsito durante os dias de Carnaval, incluindo o pré e a pós-folia
Fiscalização da Lei Seca e realização de 40 ações educativas, sendo 30 nos eventos de maior público

Últimas notícias