Já é Carnaval! Suvaco da Asa abre alas para a folia no Eixo Monumental

Tempo chuvoso não espantou os participantes do bloco, que foram ao Eixo Monumental neste sábado (16/2)

atualizado 17/02/2019 11:05

Igo Estrela/Metrópoles

Mesmo com o tempo chuvoso, os brasilienses caíram na folia neste sábado (16/2). O Suvaco da Asa abriu alas para o Carnaval de 2019 às margens do Eixo Monumental. Entre os foliões, sobraram criatividade e muita alegria. Nem os assuntos polêmicos da política ficaram de fora da festa. No total, 25 mil pessoas participaram do pré-Carnaval, segundo a Polícia Militar do DF (PMDF).

Um grupo de amigos se fantasiou de laranjal, em referência às denúncias de supostas candidatas laranjas do PSL – partido ao qual pertence o presidente da República, Jair Bolsonaro –, que abriram uma crise na Presidência da República.

No Suvaco da Asa, 14 integrantes do grupo vestiram-se de roupa laranja, colocaram frutas de mentira nas tiaras e as ornamentaram com dinheiro falso. Nas mãos, santinhos da “candidata laranja”. A arquiteta Lorena Bastos, 31 anos, contou que as fantasias demoraram duas semanas para ficarem prontas. “Começamos com Queiroz [ex-assessor de Flávio Bolsonaro, filho do presidente], mas aí as candidatas laranja vieram à tona”, contou.

0

Os amigos levarão o “laranjal” para o Carnaval de Olinda, em Pernambuco, além de curtirem a folia com outras fantasias. “Estamos há cinco anos juntos. Fazemos por diversão e amor ao Carnaval”, disse Lorena.

Por volta das 18h40 começou a chuviscar, momento em que foliões procuraram abrigo na feira da Torre de TV. Confira imagens:

As modelos Mayara Degasperi, 24, e Indira Oliveira, 25, foram pela primeira vez ao tradicional bloco brasiliense e aprovaram a experiência. “Gosto muito do Carnaval de Brasília. Os blocos são sempre divertidos”, contou Mayara. Natural do Tocantins, Indira mora no DF há 10 anos e não deixa de curtir a folia na capital federal. “Ano passado, fui ao Galinho. Aqui é sempre muito animado”, ressaltou.

A estudante Gabriela Cantarino, 17, se inspirou na cultura japonesa para criar a fantasia que usou neste sábado (16). “Tinha vindo no bloco no ano retrasado. Estou adorando. O evento é bem organizado”, afirmou. Até por volta das 19h, a PM não havia registrado ocorrências na festa.

Pela manhã, o colorido e a alegria ficaram por conta das crianças, que se esbaldaram na versão mirim do tradicional bloco, às margens do Eixo Monumental.

Segundo a PMDF, nenhuma ocorrência grave foi registrada no Suvaco da Asa. Mais de 450 policiais fizeram a segurança da festa.

Mudanças no trânsito
Por conta da folia pré-carnavalesca, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fez intervenções no trânsito do Eixo Monumental. Ainda pela manhã deste sábado (16), foram interditadas as três faixas à esquerda das vias S1 e N1, da altura da Torre de TV até o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, para a realização do controle de trânsito nas faixas de rolamento e percurso do bloco. O bloqueio segue pela tarde.

O trânsito no Eixo Monumental, sentido Estádio Nacional Mané Garrincha, estava congestionado na altura da Torre de TV por volta das 16h40.

Neste fim de semana, as alterações no trânsito ocorrem também no Setor Policial Sul, Eixinho, N1 de Ceilândia, Asa Sul e Esplanada dos Ministérios.

Ocorrência
Durante a festa, a Polícia Militar apreendeu dois adolescentes e prendeu um maior de idade com celulares furtados. As vítimas descreveram os suspeitos para a PM que, após identificá-los, fez a abordagem e encontrou três aparelhos em modo de reinicialização do sistema operacional. Aos militares, eles afirmaram ter comprado os smartphones na Rodoviária do Plano Piloto. Os dois menores foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e o adulto, para a 5ª DP (Área Central).

O Detran-DF orientou os foliões a estacionarem nos seguintes endereços:

– Estacionamento Leste do Estádio Nacional com 6 mil vagas;
– Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson com 3 mil vagas;
– Estacionamento do Parque da Cidade como 2 mil vagas próximas;
– Estacionamento do Centro Brasil com 200 vagas;
– Estacionamentos da Feira da Torre de TV com 600 vagas;
– Estacionamento da Funarte com 200 vagas, que será fechado assim que lotar.

Mais festa
Um bloquinho diferente tomou a rua da Quadra 4 do Setor Comercial Sul (SCS) na tarde deste sábado (16). A terceira edição do Bom para Todos, focado em pessoas com doenças neurológicas, ofereceu banheiro acessível, intérprete de Libras, voluntários para ajudar na interação e protetores de ouvido. Os cães de suporte também foram liberados para participar do evento.

Outra opção para os brasilienses neste sábado (16) é o bloquinho Vai Com as Profanas, no Setor Bancário Sul. A festa, que começou durante a tarde, segue até as 22h.

Últimas notícias