Secretário: efetivo da PMDF conta com 10 mil homens e está em déficit

Segundo Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, efetivo da PM já contou com 16 mil homens.

atualizado 09/03/2023 17:13

O novo secretário de segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, posa para foto em sua sala com bandeiras das forças de segurança do DF ao fundo. Ele fala gesticulando - Metrópoles Breno Esaki/Especial Metrópoles

O efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está em déficit. Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a corporação já contou com 16 mil homens na ativa e, atualmente, conta com apenas 10 mil.

Segundo o gestor, muitos PMs se aposentam e poucos “entram” na corporação. Apesar do déficit, Avelar garante que a falta de PMs não afeta o combate à criminalidade no DF.

“Conseguimos conter a criminalidade por meio de um trabalho conjunto entre as forças, mas o déficit de efetivo é notório”, disse o secretário após a inauguração do 6º Batalhão, ao Metrópoles.

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), afirmou que o governo local tenta “trazer de volta” PMs que se aposentaram e realizar mais concursos para a formação de novos soldados.

Novo batalhão

O local, que antes abrigava o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), foi renomeado. Cerca de 500 PMs ficarão no espaço para cuidarem da segurança da Esplanada e da Praça dos Três Poderes.

Em entrevista nesta manhã ao programa Cabeças da Notícia, da Rádio Metrópoles, Celina disse que havia se comprometido com a inauguração assim que assumiu o cargo, logo após os atos golpistas de 8 de janeiro. “Foi o meu primeiro compromisso quando assumi como governadora. Fiz a obra em 40 dias.”

Na solenidade, Celina afirmou que o batalhão estará de prontidão para atender aos chamados dos Três Poderes.

“A inauguração dá conforto para que o Poder Executivo, o Legislativo e o Judiciário possam ter contato direto e, a qualquer emergência, ter 500 homens de prontidão”, disse.

“A PM é uma instituição, e as instituições não erram. As pessoas erram e respondem no nível de sua culpa”, completou.

A atuação de agentes das forças de segurança, incluindo policiais militares, no dia dos ataques é uma das frentes de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

 

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Volta de Ibaneis

Celina ainda disse que o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) deve voltar em breve. Ibaneis foi afastado pelo STF após os atos antidemocráticos.

Durante a inauguração do batalhão, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, exaltou a PM e afirmou que corporação está preparada para “garantir a segurança da Esplanada e do DF”.

“Esse efetivo [da Esplanada] foi aumentado para 500 homens. Antes, tínhamos 280. […] Compreendemos a indignação que se apossou de toda a sociedade brasileira após o dia 8. Mas estamos preparados para honrar essa missão de dar segurança para a região da Esplanada e para o DF”, disse Avelar.

Acessibilidade

No mesmo evento, Celina assinou a ordem de serviço para construção de rotas acessíveis nas calçadas da Esplanada dos Ministérios. A obra irá estender em cerca de 3km as calçadas na área, começando na Rodoviária do Plano Piloto.

A obra já foi licitada e orçada em R$ 7 milhões.

Mais lidas
Últimas notícias