metropoles.com

Secretário de Governo após retirada de invasão no DF: “Área será cercada”

Após operação tumultuada, cerca de 435 barracos e mais de 40 caminhões com quase duas toneladas de entulhos foram removidos

atualizado

Compartilhar notícia

WhatsApp Image 2022-10-07 at 19.s09.45
1 de 1 WhatsApp Image 2022-10-07 at 19.s09.45 - Foto: null

O Governo do Distrito Federal concluiu a operação contra a invasão na QNR 6, em Ceilândia Norte, nesta sexta-feira (7/10), após protestos, tumultos e polêmicas. Dezenas de órgãos do GDF participaram da ação integrada, como DF Legal, Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social. Ao final, cerca de 435 barracos e mais de 40 caminhões com quase duas toneladas de entulhos foram removidos.

Os invasores ocuparam a área na última semana. Desde então, o GDF estudava na melhor forma de fazer a remoção da área pertencente ao Poder Público. “Começou naqueles três dias antes da eleição. Me parece que a ideia era ocupar as áreas enquanto o governo estaria voltado para a eleição, mas a função do estado é preservar o patrimônio, então, foi feito um monitoramento, um planejamento e, hoje, a ação”, explicou o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, que também prometeu cercar a área.

A área invadida pertence à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), que pretende utilizar o local para um projeto habitacional destinado a mais de 400 famílias de pessoas com deficiência. Durante a desocupação, houve resistência e uso de gás lacrimogêneo. Algumas pessoas precisaram de atendimento médico.

0

José Humberto diz que a invasão foi coordenada por um grupo político. “É o mesmo que, no passado, invadiu o Torre Palace. É político, de forças de fora do contexto da habitação regular, que busca nesse período crítico aproveitar oportunidade para ocupar espaços indevidos.”

Segundo ele, a área que agora “está desobstruída e será cercada”. Enquanto isso, forças de segurança vão permanecer no local por cerca de 10 dias, para evitar o retorno da ocupação irregular.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?