metropoles.com

DF: Saúde proíbe visitas a pacientes internados com coronavírus

Portaria foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Hran está recebendo pacientes com suspeita de coronavírus no DF
1 de 1 Hran está recebendo pacientes com suspeita de coronavírus no DF - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Secretaria de Saúde proibiu visitas aos pacientes diagnosticados com coronavírus (Covid-19) nas unidades de internação e de terapia intensiva, ou UTIs, do Distrito Federal.

A restrição vale até que as visitas sejam liberadas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Doença pelo Coronavírus (COE). A Portaria nº 146 com a medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quarta-feira (11/03) e é assinada pelo secretário Osnei Okumoto.

Veja o documento:

Portaria-DODF
Portaria publicada no DODF proíbe visitas aos pacientes diagnosticados com coronavírus

A decisão foi tomada após denúncias de que o marido da paciente infectada com a doença, que está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), circulava pela unidade de saúde.

O teste de André Luís Souza Costa da Silva, 45 anos, também deu positivo. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) na noite dessa terça-feira (10/03).

“Agora, ele passa à condição de paciente e receberá todo o cuidado necessário”, afirmou Ibaneis. Ainda de acordo com o governador, o laboratório onde foi feita a análise confirmou o resultado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e forneceu amostras para a contraprova.

À coluna Grande Angular, a advogada de André Luís confirmou o resultado do exame. “Fui informada de que o primeiro teste deu positivo. Mas ele não estava sentindo nenhum sintoma da doença. Reforço que está em isolamento domiciliar desde o dia 7 e que segue os protocolos”, disse Claudia Rocha Caciquinho.

Movimentação do Hran, onde mulher de 52 anos está internada:

0

Mais cedo, antes da confirmação do exame, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) informou que André Luís havia sido intimado a ficar em isolamento domiciliar.

À tarde, oficiais de Justiça procuraram o homem em endereço no Lago Sul para inteirá-lo da determinação judicial. Segundo o TJDFT, o paciente tomou conhecimento da intimação por meio de sua advogada.

Nessa segunda-feira (09/03), a Procuradoria-Geral do Distrito federal (PGDF) pediu à Justiça que o homem fosse intimado com urgência para fazer a coleta de material, conforme antecipado pelo Metrópoles.

O descumprimento da decisão poderia resultar em multa de R$ 5 mil a R$ 20 mil, conforme informou a coluna Grande Angular. Por volta das 12h, um oficial de Justiça, com máscara no rosto, bateu à porta de um endereço atribuído a André Luís. Não havia ninguém na residência, no Lago Sul.

Inicialmente, a Justiça acreditava que ele morava na residência. Contudo, trata-se de um escritório da família.

De acordo com informações do Ministério da Saúde atualizadas na tarde desta terça-feira, o Distrito Federal investiga 59 casos suspeitos de coronavírus e descartou outros 24. Até agora, a capital federal lida com um caso confirmado: o da mulher de André Luís. Nessa segunda-feira (09/03), eram 41 suspeitas.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?