metropoles.com

Secretaria de Saúde confirma 1ª morte por leptospirose em 2019 no DF

Vítima é catador de recicláveis e trabalhava em um ambiente infestado por ratos

atualizado

Compartilhar notícia

IStock
rato leptospirose
1 de 1 rato leptospirose - Foto: IStock

A morte do profissional de triagem de materiais recicláveis Marcelo Nunes da Silva, 20 anos, em 18 de março, é a primeira fatalidade provocada por leptospirose no Distrito Federal em 2019. Segundo a presidente da Cooperativa Acapas, Luana Borges, o jovem trabalhava no local há pouco mais de dois anos, e as condições de limpeza e higiene do ambiente estão insalubres.

Neste ano, entre janeiro e março, seis casos da doença foram confirmados pela Secretaria de Saúde, com um óbito. No ano passado, foram sete casos e quatro mortes. Conforme definição do Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactéria e transmitida ao ser humano pela urina de roedores, principalmente em razão de enchentes.

De acordo com a presidente da cooperativa, não foram realizadas desratizações no local neste ano. “Ele usava todos os equipamentos: botas, luvas, máscara. Mas lá tem muitos ratos, passando por todo lado, por cima das coisas”, denuncia Luana.

A Vigilância Epidemiológica esteve na cooperativa e constatou que o ambiente de trabalho foi o provável causador da transmissão. A equipe orientou as pessoas que tiveram contato com o rapaz contaminado sobre os cuidados e prevenção contra a leptospirose, entre eles estão o uso de equipamentos de proteção individual e boas práticas de alimentação.

O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, informou que equipes fazem inspeções, ações de conscientização e acondicionamento adequado de restos de comida quando há presença de roedores. “É realizada aplicação de controle químico, o que pode ocorrer em até seis sessões, com intervalos de acordo com a avaliação do responsável técnico”, diz nota encaminhada ao Metrópoles.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que coordena o trabalho das cooperativas de triagem, informou que fechou o local temporariamente e realizou uma desratização em 30 de março. O órgão diz ter acompanhado o caso de perto e disponibilizado transporte para o velório.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?