Covid-19: com postos de drive-thru desativados, testes serão feitos em UBSs

Com a expansão do serviço, os postos drive-thru espalhados pela capital foram desativados. Testagem será apenas em pacientes sintomáticos

atualizado 29/06/2020 9:29

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O morador do Distrito Federal que estiver com sintomas do novo coronavírus deve procurar, a partir desta segunda-feira (29/06), a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para realizar o exame. De acordo com a Secretaria de Saúde, com o reforço na oferta de testes da Covid-19, os postos que funcionavam pelo sistema drive-thru foram desativados.

De acordo com a pasta, o foco da testagem durante o pico da pandemia é outro. Apenas as pessoas que apresentam algum indício de que possam estar com a doença farão os testes. No caso de pacientes assintomáticos, mas que esteja em contato com pessoas que tenham os sintomas, o indicado será ficar em isolamento social.

Além disso, se algum membro da família testar positivo para Covid-19, todos que moram com a pessoa são orientados a se manter em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas.

Caso haja piora, é necessário procurar novamente uma UBS. Lembrando que cada tipo de teste detecta melhor o vírus em diferentes fases da doença.

0
Novos testes

Outra novidade é a oferta de um novo tipo de exame, além daqueles feitos por amostragem de sangue. O RT-PCR,  realizado a partir da amostra colhida da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uma haste flexível.

O processamento dos materiais coletados é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) e é feito com indicação do médico ou enfermeiro da UBS, em pacientes sintomáticos, a partir da avaliação de um profissional de saúde.

Últimas notícias