Cirurgia inédita em bexiga de bebê é concluída com sucesso no DF

O menino sofria com uma doença chamada extrofia de bexiga. Procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital da Criança

atualizado 16/06/2019 15:49

HCB/Divulgação

A técnica inédita usada no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) para uma cirurgia de extrofia de bexiga em um menino de 1 ano e 11 meses, realizada neste sábado (15/06/2019), foi um sucesso.

O procedimento foi feito pelo Grupo Cooperativo Brasileiro Multi-Institucional para o Tratamento de Extrofia de Bexiga, que viaja por todo o país para atender casos do tipo.

Os 17 profissionais realizaram a operação em 12 horas. A criança entrou para a sala de cirurgia às 7h, foi anestesiada e o procedimento teve início por volta das 8h30. Às 20h30, a operação terminou.

Assista ao vídeo dos preparativos para a cirurgia:

 

O menino ficará oito dias na unidade de terapia intensiva (UTI) e mais 30 dias internado. A operação corrigiu uma má-formação na bexiga e na uretra da criança. A doença atinge três a cada 100 mil nascidos vivos – anualmente, um bebê nasce com os órgãos expostos fora do abdômen.

“É um caso raro. A bexiga da criança fica para fora e a genitália é malformada. O resultado foi muito bom e esperamos a recuperação do paciente”, afirmou ao Metrópoles Francisco Nicanor Macedo, médico-cirurgião e urologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele estava entre os profissionais que fizeram o procedimento cirúrgico neste sábado.

Segundo Macedo, o projeto viaja o Brasil fazendo esse tipo de operação totalmente de graça. Eles custeiam até a própria passagem para cuidar das crianças com essa doença. “A gente vai em qualquer lugar, mas tem que ter estrutura. Nossa próxima parada é Curitiba”, contou ao Metrópoles.

Antes da cirurgia, a parede abdominal, o púbis, a bexiga e a genitália da criança estavam abertas e expostas. Foram feitas incisões, separando cuidadosamente a bexiga, a próstata, a uretra e os corpos cavernosos do pênis dos tecidos em volta para concluir o procedimento.

Últimas notícias